Flor de cetim passo a passo

Para quem gosta de personalizar o seu vestuário ou criar os seus próprios acessórios, o cetim é o aliado ideal, pois é um material muito fácil obter, fácil de trabalhar e que garante acabamentos fantásticos.

Aprenda a fazer uma flor de cetim, passo a passo e veja como a poderá aplicar em scrapbooking, decoração de caixas, almofadas, tiaras, ganchos para o cabelo, apliques para roupas e bolsas, entre outras possibilidades.

Dê asas à sua imaginação e veja como fazer flor de cetim passo a passo.

Passo a passo

Flor-cetimComece por cortar 50cm de comprimento com 6cm de largura do tecido de cetim que escolheu e dobre-o ao meio, unindo as duas pontas com linha e agulha. Depois de passar alinha na ponta para as unir, leve a agulha com a linha até à ponta de cima do tecido e puxe (a linha), até à abertura, por forma a que as duas pontas fiquem unidas.

Deverá ir alinhavando até ao final do tecido. Veja e observe como deverá ficar o tecido depois de ele todo estar alinhavado, por exemplo, se os pontos ficaram iguais ou os espaços e se cobriu a tira de tecido por inteiro.

Saiba que deve ir puxando a linha para franzir, pois à medida que for franzindo o tecido, a flor vai-se formando. Agora, deverá virar a flor e arrematar o fundo, sempre observando o formato da flor. No final, arremate bem para que não se solte.

Depois de ter feito a flor de cetim, pode optar por usá-la como broche. Para tal, bastará colar no fundo da flor um alfinete de dama ou um prendedor, com cola universal para artesanato. Estas flores de cetim estão cada vez mais a ser usadas em colares de pérolas, dando-lhes um charme muito especial.

Alternativa

Vai precisar do tecido de:

  • cetim
  • tesoura
  • cola quente
  • feltro
  • um botão
  • agulha
  • linha

Como fazer:

Comece por cortar uma tira grande, com cerca de 1 metro e meio de comprimento por 4,5cm de largura. Depois, irá fazer um padrão bonito num dos lados da tira como, por exemplo, algo como pequenas ondinhas. Também deverá cortar um círculo de feltro com cerca de 5cm.

É por esta altura que se começa a alinhavar. Pegue na agulha e faça pontos largos na parte reta, para depois puxar e ir juntando. Deverá alinhavar toda a extenção da sua tira de tecido e só depois, é claro, é que deverá rematar.

Se vir que sobra tecido, não há com que se preocupar, pois bastará cortar e usar apenas o que for necessário para compor a flor.

Passe a cola no círculo de feltro e cole o alinhavado da tira de tecido em redor da bolinha. Pressione, se necessário, para fixar bem. Pegue no botão e passe a cola quente para fixar e fazer o miolo da sua flor. A  sua flor de cetim está pronta!


Adicionar Comentário