Dicas para fazer um resumo

 

Quantas vezes na escola nos perguntamos: O que é um resumo? Ou porque ele é tão importante que os professores sempre pedem?

Um resumo é quando reescrevemos um texto, pois quando precisamos, lendo ele inúmeras vezes acabamos por memorizar e entender seu conteúdo, assim sendo difícil esquecê-lo.

Como quando colávamos na escola, de tanto fazer a cola, acabávamos por aprender a matéria e a cola perdia seu valor.

É assim que funciona o resumo, acabamos por aprender melhor sobre o texto e acabamos conseguindo resumi-lo da melhor forma possível.

Muitas pessoas acham que um resumo é apenas reescrever ideias, mudar algumas palavras, editar algumas coisas e pronto!

Puro engano, um resumo é muito mais do que isso.

Um bom resumo consiste nas seguintes ideias:

  • Aumentar e enriquecer o vocabulário
  • Aprender a perceber ideias principais das de segundo plano
  • Entender das mais variadas materiais
  • Conseguir captar a essência do texto a ser resumido, sem perder o foco do que se está lendo.

Dicas para fazer um resumo

Como fazer um bom resumo

  • Leia o texto: Leia com atenção pela primeira vez, concentrado. Precisa saber do que o texto fala entender do que é tratado. Se precisar reler mais vezes o faça. Um bom resumo, não se trata se você gosta do texto ou não, mas sim se entende o que ele diz e consegue passar isso adiante.
  • Grifar: Quando lemos o texto pela segunda é importante grifar as partes que achamos mais interessantes, são aquelas que mesmo sozinhas fazem sentido ao texto. Que em poucas palavras podem se fazer entender do que um monte de parágrafos sem fim. Fique atento, grifar uma folha inteira não adianta muita coisa, precisa marcar o que realmente considera importante.
  • Parágrafo: É importante que seja escrito com suas palavras, mas lembre-se sua opinião, é apenas sua. Um resumo é exprimir em poucas palavras um texto, mas dar sua opinião sobre isso é outra coisa, e não pode acontecer. Precisamos resumir um texto e não darmos nossa idéia sobre o mesmo.

Ao terminar o resumo, releia-o. Se achar que ainda há excessos, releia-o e edite. Sempre leia, até que esteja um resumo claro e bem escrito. Algo que seja compreendido por qualquer pessoa.Entender o que está escrito é muito importante.

Tipos de Resumo

Para termos um bom resumo, precisamos além de seguir as dicas acima, encaixar em seu contexto o objetivo pelo qual é necessário o texto.

Ou seja, para o que ele se destina para o que será usado.

  • Resumo objetivo: Texto indicativo dos pontos principais, ele é mais direto e naturalmente mais curto.
  • Resumo Informativo: Expõe todas as informações necessárias como conclusões, metodologia, resultados. Enfim todo material necessário que possa informar ao leitor para que o mesmo possa decidir se deverá ler o texto por inteiro ou não.
  • Resumo Crítico (Resenha): Normalmente feito por especialistas, com uma análise mais interpretativa do material a ser resumido e como explicado acima, suas opiniões.

Esses são os principais pontos para se fizer um resumo com plena qualidade e exatidão.

 

 


Adicionar Comentário