Como fazer velas decorativas

Todos sabemos que não há nada como conseguir um dinheiro extra, pois em regra vivemos todos os meses “empatados”, ou seja, em as despesas e receitas têm um valor igual, pelo que muito dificilmente sobra algum recurso extra para poupar.

Por isso é que o artesanato se veio a tornar numa fonte de rendimento extra viável e muito divertida.

O ponto essencial dos produtos artesanais é a criatividade. Aproveite a sua e aprenda a fazer velas decorativas.

 

velas-artesanais

 

Velas decorativas

As velas decorativas são ótimas para usar na decoração da casa, além de também serem uma forma interessante de aumentar o rendimento pessoal. Assim, dê asas à sua criatividade e fique a saber como fazer velas decorativas que irão deixar a sua casa lindíssima, ou então aprenda para vender.

O material de que vai precisar é parafina, panelas (que não use para mais nada), uma colher de pau de cabo longo, de variados moldes, de barbante ou pavio parafinado, de vaselina líquida, de corante para velas da cor ou cores que desejar, essência de um aroma que lhe apeteça escolher e de um palito de churrasco.

Antes de começar, é sempre bom recordar alguns cuidados básicos, pois a parafina é altamente inflamável. Nunca a deverá derreter diretamente no lume. Esta deve ser derretida em banho-maria e mexendo sempre com a colher de pau. Quando a parafina já estiver derretida, apague o fogo de imediato e adicione o corante da cor que escolheu e mexa. Em seguida, adicione a essência de aroma, caso tenha optado por fazer velas decorativas perfumadas.

Lembre-se de que, depois de arrefecer, a parafina fica opaca, pelo que não será necessário corante em grande quantidade para conseguir a cor que pretende. Agora, prepare os moldes, passando a vaselina líquida em toda a parte interna, pois isso vai facilitar na altura de retirar a vela. Mas, caso as suas formas sejam de silicone, isso não vai ser necessário.

Se for usar barbante como pavio, deverá molhá-lo na parafina líquida para que endureça. Depois, para colocar o pavio, amarre a ponta do pavio num palito de churrasco e posicione o palito acima da forma, deixando o pavio bem centrado. Apenas por curiosidade, saiba que pavios mais finos originam chamas mais pequenas, mas uma vela que vai queimar por mais tempo.

Despeje a parafina no molde, devagar, para não criar bolhas e deixe arrefecer. Passados alguns minutos, dê leves batidas na lateral da forma, o que vai ajudar a retirar as bolhas. Depois de completamente fria, retire a vela da forma e corte o pavio a 2cm da vela. Agora já se terá apercebido de como fazer velas decorativas é algo de muito criativo e, melhor, fácil de se conseguir. Deixe a sua criatividade fluir para que crie cada vez velas mais bonitas, com várias cores, formatos e aromas.

Para fazer velas decorativas diferentes, vá diversificando os moldes que utiliza. Por exemplo, para uma simples e bela vela decorativa de canela, bastará usar essência de canela e colocar pedaços de canela em pau no fundo da forma, antes de despejar a parafina.


Adicionar Comentário