Como fazer um fogão a lenha

Seja para proveito da família ou para organizar refeições com amigos, ter um fogão a lenha é sempre uma ótima opção. Aprenda como fazer um fogão a lenha e verá como poderá tirar proveito dele.

Passo-a-passo para fazer o fogão a lenha

Materiais necessários:

Vai precisar de 500 tijolos, de um saco de cimento (50kg), 118 litros de cal em pó, 200 litros de areia média, 85 litros de brita zero, 320 litros de terra argilosa, de um forno de chapa (50x35x35cm), de uma chapa de ferro fundido (3 furos, reduções e tampas), de 6,16kg de chapa de ferro 16, dobrada, de 1,50kg de ferro-cantoneira de 1 ¼ (1 m), de 450gr de cano galvanizado de 3/8, de 15 m de caibro (4×8), 4m de ripa (1×4), 200gr de prego, 10kg de ferro 3/16 (para concreto) e de 15m de arame farpado.

 

fogão-a-lenha1

 

Como fazer:

As lajes de concreto, com espessura de 4cm, devem ser feitas com oito dias de antecedência. As lajes A e B deverão ser armadas com os ferros para concreto e as C e D com arame farpado. O vazio da laje D será do mesmo tamanho da chapa de ferro. Deixe as bordas dentilhadas, para que a chapa não fique ressaltada, e folga de 0,5cm em volta da chapa, para dilatação. Pregue nos cantos pedaços de ripa para que o esquadro não fuja. Prepare o local da construção nivelando e compactando o terreno.

Para saber como fazer um fogão a lenha, assente os tijolos até à sétima fiada. No respaldo da última fiada, espalhe argamassa e assente as lajes A e B, com as faces na posição em que foram moldadas. Observe o vazio onde ficará a grelha. Poderá, agora, dispor dos tijolos em cima das lajes. Os tijolos da grelha, em espelho, deverão ficar separados 1,5cm um do outro. É nesta altura que poderá assentar a serpentina para o aquecimento de água.

Chumbe os ferros da cantoneira na parede, junto do fundo da caixa do forno, que é colocada como uma gaveta, correndo nas cantoneiras. Deixe 7cm por baixo do forno.

Quanto à fornalha, deixe 33cm para a largura da fornalha, assentando os tijolos das laterais a 16,5cm de cada lado do eixo longitudinal. Os tijolos serão assentados em espelho, formando paredes duplas (com vazio de 2,5cm) nas laterais.

Neste processo de como fazer um fogão a lenha, para melhorar a armação, assente os tijolos cortados em sentido transversal. Faça um revestimento interno para a combustão. Nas laterais internas, deverá fazer uma inclinação, estreitando o fundo da fornalha para a largura da grelha. Para a argamassa, use 18 litros de terra argilosa e 1,8 litros de cal em pó.

Chegou a hora da chaminé. Assente os tijolos em espelho, com abertura interna de 15x15cm. Encha com terra, compactando até 10cm abaixo da conexão metálica. Acabe cimentando sobre a terra, deixando um furo para a água de chuva. Conecte a chaminé com a caixa do forno, arrematando na peça metálica com a mesma argamassa do item anterior. Continue a construir por mais 2,8m e faça um chapéu de proteção contra chuva.

Por fim, para saber como fazer um fogão a lenha, saiba que os gases quentes são mais leves que o ar externo e, ao subir pela chaminé, causam uma depressão no interior do fogão, que suga o ar novo pelo cinzeiro, em constantes entradas e saídas de ar.


2 comentários

  1. Soninha Carlitos 24 de Maio de 2013
  2. Soninha Carlitos 24 de Maio de 2013

Adicionar Comentário