Como fazer um bonsai

Para quem não sabe como fazer um bonsai tem a ideia de que se trata de uma tarefa complexa, com regras rígidas e que exigem um empenho em tempo integral do seu dono, mas enganem-sepois isso não é verdade.

Na verdade, os bonsais não exigem muito do tempo de cada pessoa, apenas paciência. Esta é uma arte japonesa muito simples na sua essência, que procura reproduzir num pequeno vaso como uma árvore cresceria no solo, na natureza.

O que é um bonsai

Como se sabe, um bonsai é uma miniatura de uma árvore. De qualquer forma, não há uma altura certa, pois poderá ter apenas alguns centímetros e chegar a um metro de altura. A árvore Bonsai é crescida, conduzida, cuidadosamente modelada e podada para se recriar a essência de um ambiente natural.

Tal como acontece na natureza, também existem Bonsais de diferentes tipos, simulando árvores contorcidas pelo vento, árvores com partes mortas ou mesmo pequenas florestas. Todas as formas foram classificadas para organizar exposições e competições, mas que não devem ser o centro das atenções dos cultivadores amadores.

o que e um bonsai

A dificuldade de cultivo varia de acordo com o tipo, sendo o mais regular as plantas eretas – Chokkan – as de mais fácil cultivo.

Como fazer um bonsai

Mas como fazer um Bonsai requer cuidado e paciência, pois o seu crescimento é lento. Não obstante, o seu cultivo é tido como uma terapia, reduzindo o stress diário. Devemos manipular a planta em alguns aspetos, desviando-a do seu curso natural, mantendo-a pequena e proporcional.

Parte de como fazer um bonsai é o vaso. Eles são normalmente rasos, largos e com buracos de drenagem. O Bonsai irá, provavelmente, ser mudado diversas vezes de vaso até atingir o seu estado final. O que vem limitar o tamanho do Bonsai é o tamanho do vaso, que limita o crescimento das suas raízes.

Como fazer um Bonsai implica o cumprimento de alguns passos, mas sempre certificando-se que a planta está bem hidratada para melhor suportar o stress do transplante.

Como fazer um bonsai

Em primeiro lugar deverá passar um arame pelo buraco da drenagem do vaso, fixando-o lá. Prenda o tronco no arame de forma simples, pois terá de o retirar quando a planta já estiver fixa (algumas semanas). Em seguida, coloque uma fina camada de pedras britadas no fundo do vaso para auxiliar na drenagem, evitando tapar os buracos.

Agora poderá tirar a planta do vaso antigo, descartando o solo retido nas raízes. Inspecione as raízes e remova as partes mortas ou machucadas.

Corte aproximadamente 2/3 do comprimento das raízes com uma tesoura limpa. Essa poderá parecer uma medida drástica, mas o controle do crescimento das raízes é essencial à criação e manutenção de um Bonsai.

Acomode a planta no vaso e complete-o com o substrato desejado.

Dê algumas leves “palmadas” no vaso para acomodar o solo, mas não aperte muito o substrato para que não fique demasiadamente compactado.

Depois de tudo, regue o vaso lentamente para que a terra fique bem húmida.

Como fazer um Bonsai implica, ainda, o seu hábito ao novo local, pelo que durante a primeira semana deverá ficar num local com pouca luz. Depois, leve-o gradualmente a locais com sol da manhã até ao local definitivo.


Adicionar Comentário