Como fazer gelo seco

Sabe o que é o gelo seco? É o nome popular que se dá ao dióxido de carbono sólido, ao ser arrefecido a uma temperatura inferior a -78ºC.

Mas, antes de saber como fazer gelo seco, é bom conhecer também algumas das suas propriedades.

Confira-a já de seguida algumas delas e também  o passo-a-passo para fazer gelo seco.

Propriedades do gelo seco

Sabia que:

  • Ao ser aquecido com a pressão atmosférica, o gelo seco torna-se gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido (sublimação), pois esse estado só existe numa pressão a cinquenta atmosferas por litro.
  • Se se soprar ar quente sobre o gelo seco, vai formar-se uma densa nuvem branca, que permanece ao nível do chão, um efeito que muitas vezes se usa no teatro. O gelo seco também é muito usado como recurso de refrigeração. É, no fundo, uma espécie de gás solidificado.

Fazer gelo seco em casa

O processo de fazer gelo seco em casa é um pouco mais complexo do que apenas colocar algo no congelador.

gelo-secoVai precisar de:

  • um extintor de incêndio de dióxido de carbono (pois é o único que funciona)
  • um pano em forma de saco (poderá costurar um pano do chão, mas de forma a que fique bem fechado; não precisa de ser grande)
  • fita adesiva
  • luvas e pinças para não se queimar

Em qualquer altura que decidir fazer gelo seco, saiba que deverá evitar o contacto direto com o produto. Este poderá causar sérios danos à sua pele e olhos, pelo que deverá usar óculos de proteção e luva adequadas.

Comece por colocar as luvas. Coloque o saco de pano ao bico do extintor de incêndio e vede-o com a fita adesiva, por forma a garantir que o saco não voe ou o pó vaze.

Em seguida, pressione o gatilho do extintor e o dióxido de carbono irá logo para o saco de pano. Assim que esvaziar todo o conteúdo do extintor, abra o saco e veja a quantidade de pó branco (parecido com neve). Use imediatamente ou o pó vai evaporar.

Esta é a única forma de o fazer, pois se desejar fazer gelo seco em grandes quantidades, apenas com equipamentos industriais de alta pressão e baixa temperatura o vai conseguir fazer. À venda existem máquinas específicas para esse uso, mas também podem ser alugadas.

Visto ser a única forma de fazer gelo seco em casa, o extintor é mesmo uma mina de gelo seco, isto, claro, se se tratar de um extintor de gás carbónico. Dentro do reservatório há CO2 líquido e altamente pressurizado. Quando o extintor é acionado, parte desse CO2 sai na forma de gás. Mas, devido à queda de temperatura na despressurização, uma parte acaba por sair como gelo seco.

Assim, para fazer gelo seco e conseguir extrair o máximo possível do extintor, não se esqueça de antes colocar um pano na boca do mesmo e só depois apertar o gatilho. Este truque vai ajudar a “agarrar” o gelo e concentrar a baixa temperatura.


Adicionar Comentário