Como fazer Curriculum

Em várias fases vamos ajudar a fazer um curriculum de forma a que possa relatar toda a sua actividade escolar e profissional num documento único, caso queira procurar emprego, é imprescindível entregar um bom curriculum vitae com a informação mais relevante e alguma informação básica e pessoal.

Regras principais para Como fazer Curriculum

1. O seu curriculum deve estar numa folha A4 branca, sem floreados ou gráficos pesados. Deverá ter uma estrutura o mais simples possível de forma a facilitar a leitura da pessoa encarregue de escolher a pessoa para trabalhar na sua empresa, que se trata de você mesmo.

2. Ao fazer o Curriculum, tente não ultrapassar as 2/3 folhas e para isso terá de escolher as profissões mais marcantes para si, ou relacionadas com o trabalho onde está a concorrer e a não relatar situações de pouco interesse. Deverá redigir os cursos e a escolaridade que frequentou, assim como tudo o que possa ser benéfico para ultrapassar os curriculums dos seus concorrentes.

3. ao escrever o texto de por onde andou e o que fez. deverá sempre escrever os tempos verbais na 3ª pessoa.É uma regra importante e no subconsciente de quem está avaliar é como se fosse mais verídico e como se tivesse sido redigido por outra pessoa e não por si mesmo.

4. Nos cursos que frequentou deverá escrever o significado das siglas na primeira vez que as escreve. Faça-o de forma organizada para ser mais fácil identificar a que corresponde as siglas no seu Curriculum. Se houver siglas sem significado, o mais certo é os recursos humanos meterem o seu Curriculum de lado e passarem ao próximo.

5. A colocação dos estudos e de toda a sua experiência profissional deverá estar ordenada de forma cronológica, ficando o mais recente no inicio e o mais antigo no fim.

6. Apenas deverá incluir uma fotografia sua se for pedido juntamente com o envio do seu Curriculum. Caso o faça, não se esqueça de escolher a sua melhor foto e terá de ser relativamente recente para não haver surpresas na primeira apresentação presencial.

7. Caso tenha pouca experiência profissional deverá colmatar essa falta com algumas actividades de interesse e usar sempre, mas sempre, palavras activas e de prosperidade.

O que deve ter o Curriculum

O seu CV (Curriculum Vitae) deverá ter informação necessária e suficiente para que a empresa onde pretende trabalhar ganhe confiança em contrata-lo. Por vezes, os cursos, habilitações profissionais e a quantidade de empresas anteriores não ditam a escolha, mas sim um padrão de qualidade e consistência, os quais serão testados caso seja seleccionado.

De forma a estruturas o seu Curriculum não se esqueça que terá de inserir:

Identificação Pessoal: Esta área será destinada a toda a informação pessoal necessária, como nome, idade, morada, contactos telefónicos, email e telemóvel. Informação como carta de condição, situação militar e estado civil também deverá constar nesta área.

Habilitações: Deverá inserir as escolas que frequentou e os cursos que finalizou assim como as dadas de inicio e fins dos mesmo. Para o seu Curriculum ter mais valor, deverá inserir as notas que teve mas apenas se forem favoráveis para o cargo que concorre.

Experiência Profissional: Por ordem cronologia com as datas de entrada e sair e também com as funções que praticou. Não se esqueça de anexar cartas de recomendação caso as tenhas assim como cursos, workshops e formações especificas que teve, poderão ser importantes para a nova profissão.

Conhecimentos: Deverá colocar nesta área os seus conhecimentos informáticos e linguísticos. Saber trabalhar com computadores sé quase indispensável nos dia de hoje, por isso, caso tenha conhecimentos extra de programas ou alguma matéria relacionada com o mundo digital, não tenha medo de inserir. Na parte das línguas, deverá saber pelos menos Inglês e outra e muito importante é arranjar uma escala onde insere os seus conhecimentos das línguas que sabe.

Actividades: Os seus tempos livres e o que faz com eles, no geral, são também importantes para a empresa onde irá trabalhar. Poderá aproveitar este campo para adicionar valor ao seu Curriculum caso tenha pouca experiência profissional.

Curriculum Vitae Europass

O Curricurlum Vitae formatado a Europass é dos mais usados devido a sua estrutura e organização, sendo bastante mais fácil para as empresas de recursos humanos lerem a informação. Não quer dize com isto que não deva começar um de inicio, mas se sente pouco a vontade, pode fazer o download do CV Europass e preencher o que for necessário.

Melhorar o meu Curriculum Vitae

As experiências profissionais e as suas habilitações académicas não aparecem do nada, teve de as fazer e faz parte da sua formação profissional o que ai há pouco a fazer, mas existem pequenos truques que pode usar para melhorar o seu Curriculum.

Ser claro e directo nas experiências profissionais é um dos truques a usar. Não tente enganar a pessoas que irá ler o seu Curriculum, já que será um profissional habituado a ler centenas e que conhece todos os truques.  Seja selectivo no informação que insere no seu Curriculum, escolha só a que realmente têm conhecimento e que terá a vontade caso seja questionado sobre algo.

Tenha muito atenção a forma como escrever, não precisa de ser politicamente correcto nem formal, mas não deverá dar erros nem ter frases sem nexo. Leia e reveja tudo o que escreveu para ter a certeza do que irá estar no seu CV.

Não tenha pressa em fazer o seu Curriculum, pense primeiro e aponte tudo o que gostava de inserir, depois mão a obra.


Adicionar Comentário