Como fazer cortinas

As cortinas modernas seguem uma linha minimalista, com apenas uma camada ou duas, no máximo. Fazer cortinas também implica saber que hoje os varões podem ser em metais cromados ou pintados de branco ou preto, ou mesmo em modelos rústicos feitos de madeira.

Aprender a saber como fazer cortinas começa pela escolha do tecido que vai utilizar e que mais combina com o ambiente onde vão ser colocadas.

Em regra, os tecidos próprios e indicados para cortinas possuem três metros de largura e são num cetim específico para esse fim. Também são bastante utilizados tecidos em renda ou linho.

 

cortina

 

Passo a passo

Uma vez que têm três metros de largura, para elaborar uma cortina para a janela vai precisar de comprar apenas uma altura com mais 20 centímetros para as barras superior e inferior. Para ficar a saber qual a altura necessária, meça desde o varão até ao comprimento que deseja que a cortina tenha, some os 20cm para acabamentos e o resultado será a quantidade a ser comprada.

Em regra, vai precisar de 1,80cm de tecido para uma cortina com três metros de largura, de um metro de linha de costura na cor do tecido que escolheu, de agulhas de cabeça – alfinetes – e do varão com suporte simples, se ainda não tiver um.

Comece por colocar o varão acima da janela, cerca de 20 cm. O varão deverá passar, pelo menos, a 10 cm da cada lado da janela, devendo ter cerca de 1,80 metros.

De seguida, deverá cortar o tecido ao meio, na vertical, de forma a que possa ter dois pedaços de 1,50 x 1,80m. faça, ainda, barras de 2cm nas laterais dos dois pedaços e também barras de 8cm na parte inferior dos dois pedaços.

Não se esqueça de que também deverá fazer barras de 8cm na parte superior dos dois pedaços, mas sem fechar as laterais da barra, pois é por aí que passará o varão por dentro da barra superior.

Dicas para principiantes

Para aquelas pessoas cuja habilidade não é muita, não se preocupem, pois este modelo de cortinas é uma boa forma de ter o primeiro contacto com este tipo de trabalhos. À medida que for fazendo cortinas, tenha mais ousadia, faça argolas para prender na barra superior para passar no varão ou qualquer um outro detalhe que seja do seu gosto.

De facto, além das argolas de plástico ou metal, que podem ser compradas em lojas especializadas, a cortina poderá ter argolas feitas do próprio tecido. Para isso, pegue em 10cm do tecido com três metros de largura e feche na horizontal, passando depois à máquina.

Por fim, e para acabar este processo de como fazer cortinas, vire para o lado direito e corte em pedaços de 20cm, passe a ferro para a costura assentar e pregue quando for fazer a barra superior. As variações possíveis são muitas, pelo que o melhor é mesmo começar por modelos simples e ir, aos poucos, “complicando”.


Adicionar Comentário