Como fazer carimbos

Existem variadas possibilidades para fazer carimbos e estes serem de diferentes materiais. Pode fazer os seus próprios carimbos e estampar conforme o seu gosto em tecidos ou para fazer desenhos.
Uma solução fácil é estampar em tecido com carimbos esculpidos na borracha. É também uma opção barata e criativa para poder personalizar peças de roupas, acessórios e outros tecidos como lençóis ou fronhas.

Como fazer carimbos esculpidos em borracha

Para fazer carimbos esculpidos em borracha, vai precisar de uma borracha grande (uma normal como na escola), um lápis de escrever e um estilete. Com uma faca de cozinha, corte a borracha ao meio (assim pode fazer mais do que um carimbo) e, com o lápis, faça o desenho que desejar na borracha. Se se enganar, não se preocupe, pois poderá apagar com uma outra borracha e tente outra vez.

O terceiro passo para fazer carimbos de borracha, por exemplo, um desejo de cereja, pode dividir a borracha mais uma vez em duas partes para usar cores diferentes. Corte a borracha, delimitando os contornos primeiro e, depois, faça cortes horizontais na borda. Já tem o seu carimbo esculpido e pronto para estampar onde e como desejar.

Como fazer carimbos esculpidos em borracha

Como estampar carimbos em tecido

Se pretender estampar numa fronha, vai precisar do carimbo que fez, das fronhas, de tinta para tecido, quadradinhos de esponja, um pedaço de papelão e de um prato.

Comece por despejar uma pequena quantidade da tinta no prato, passe levemente a esponja, retirando o excesso ao dar batidinhas com a esponja no pratinho. Dê também batidinhas com a esponja no carimbo e tenha cuidado para não ficar muito encharcado nem faltar preenchimento.

Neste processo de como fazer carimbos e depois de já ter feito o seu, de seguida coloque o papelão por baixo da superfície a ser carimbada para que o lado oposto não se manche. Aplique o carimbo com firmeza, pressionando para que a estampa saia certa.

Como estampar carimbos em tecido

Como fazer carimbos de textura

Mas caso queira saber como fazer carimbos de outros tipos, tem ainda os carimbos de textura. Alguns artistas usam silicone para tirar moldes de dentes. Também existe uma marca muito usada, especialmente no Brasil, a Zetaplus, que pode ser adquirida em locais especializados em dentária.
De qualquer forma, adquira o silicone e uma pasta catalizadora – Indurent Gel – que vai endurecer / curar o silicone.
Primeiro, retire a massa de silicone do pote e amasse com as mãos, achatando-a e depois coloque um pouco de Indurent Gel. Volte a amassar para que fique tudo bem misturado. Pegue no material cuja textura deseja copiar, por exemplo, uma bucha vegetal de tomar banho.
Aperte, agora, o silicone contra o material para que os detalhes sejam capturados. Depois do silicone secar, retira do material, ou seja, da bucha. Mas retire com cuidado ppara não rasgar o silicone. De notar que o silicone produz a textura inversamente, ou seja, o que era baixo relevo fica alto-relevo e vice-versa. A massa será aplicada no carimbo de textura, que neste caso sugerimos massa epoxi.

como fazer carimbos de textura

Por fim, e neste segundo processo de como fazer carimbos, depois de espalhada, a massa já se encontra pronta para receber o carimbo de textura. Divirta-se com as inúmeras possibilidades e faça uso da sua criatividade.


Adicionar Comentário