Como fazer bolsas de tecido

Se já desejou e quis dar um presente original a alguém, se apenas pretende criar uma sacola ou tem jeito nas artes manuais, então aprenda como fazer bolsas de tecido.

Confira o próximo passo a passo com dicas simples e muito úteis para fazer bolsas de tecido.

Passo a passo

Comece por pegar num tecido claro, de preferência de feltro. Deverá ter cerca de duas vezes e meia o tamanho que deseja que a bolsa tenha.

Dobre o tecido ao meio ( com o lado de fora a se encostar) e corte até ao tamanho que precisa, deixando cerca de um a dois centímetros para a costura. Mantenha a dobra intacta e tente deixar qualquer sobra de tecido intacta. Tenha ainda cuidado para não cortá-los, pois serão eles que vão formar as alças.

Se estiver com pressa, agrafe por baixo até cima os dois lados paralelos que se encontram soltos, para criar uma faixa de costura. Se não estiver com pressa, costure os lados da mesma forma.

Agrafe, ou costure, a alça a cerca de 5 cm abaixo da borda superior, sendo que uma ponta da alça em cada lado não deverá ficar costurado. Poderá ser mais fácil para si se usar um alfinete para prender as pontas das alças na bolsa, antes de as costurar ou agrafar.

Com muito cuidado, desvire a bolsa. Tenha cuidado pois os agrafos poderão cair. A alça deverá ficar presa pelo lado de dentro.

Em seguida, deverá desenhar ou colar as formas que desejar para enfeitar a sua bolsa.

 

bolsa-tecido

 

Dicas adicionais

  • As bolsas agrafadas são melhores para decoração ou para colocar um presente lá dentro.
  • Por vezes, na altura em que se vai virar a bolsa para o lado certo, os dois agrafos superiores das bordas irão cair, mas isso será fácil de consertar. Basta que dobre as bordas superiores que não estiverem costuradas e agrafá-las nas laterais para formar uma baínha.
  • Caso deseje saber como fazer bolsas de tecido para sair à noite, ou mesmo até para depois vender, acredite num novo tipo de bolsa, as Smart Bag. Vai poder criar, dar e vender a sua bolsa, e isso começa desde logo, na escolha de cores e tecidos. Opte por estampados que tenham a sua cara e deixe que a imaginação flua na altura de personalizar uma bolsa.

Smart bag

Corte o tricoline nas frente e costas e cole a entretela em cada uma das partes.

Corte, no tamanho do tecido estampado, um pouco de tecido para fazer a tampa da bolsa (colar na entretela), além de também cortar para a lateral e base da bolsa (também a colar na entretela).

Corte dois pedaços de nylon dobrado, para fazer o forro da frente e costas da bolsa, bem como um pedaço de nylon para o forro das laterais e base.

Como vê,  fazer bolsas de tecido Smart Bag é muito simples. Falta ainda separar dois ilhoses (de tamanho 10), para passar a corrente, um botão e um furador para vazar o tecido antes de aplicar os ilhoses.

E tem a sua Smart bag pronta.


Adicionar Comentário