Caderno decorado com tecidos

Quando chega a altura de tratar do material para a escola, para o ano letivo que vai começar, nada melhor do que inovar e deixar o material escolar dos filhos com um visual diferente.

Uma boa maneira de o conseguir é fazer um caderno decorado com tecidos. Para as meninas, é algo que vai tornar o seu material ainda mais pessoal. Para os meninos, pode ser algo que mostre a sua criatividade e gostos pessoais.

A ideia de ter um caderno decorado com tecidos e mesmo com outros detalhes é que o pode personalizar totalmente. Muitas meninas preferem, inclusive, misturar tecidos, pois não apenas gostam da maneira como fica, como traz mais alegria.

Passo a passo

caderno-decorado2Vai precisar de:

  • um caderno com capa dura
  • cola branca
  • retalhos de tecido
  • uma sianinha
  • um pincel
  • uma tesoura
  • papel sulfite
  • uma régua
  • de letras para decorar (opcional)

Em primeiro lugar é necessário recortar um retalho de tecido no formato do caderno que escolheu, mas que tenha uma margem de cerca de 4 cm de cada lado. Em seguida, deverá marcar a metade / o meio do retalho, que também pode ser feito a olho nu. Com o pincel, passe a cola branca por toda a capa. Lembre-se que a cola vai ficar transparente quando secar.

Em terceiro lugar, vai ter de colar o tecido na capa. Deverá repetir o processo de colagem com a parte de trás da capa.

Faça um corte de 45º nos quatro cantos do tecido. Faça também um corte em forma de U, em baixo e em cima, sendo que não se deverá esquecer de deixar uma pequena margem. Agora é altura de colar as dobras.

O que é mais fácil de concretizar, nesta fase de preparação do caderno decorado com tecidos é colar a parte que tem forma U para dentro da capa, de modo a dar o acabamento. Passe cola por toda a capa.

Agora o que tem a fazer é colar uma folha de sulfite ou um papel com grossura maior, por cima das bordas, para que dê melhor acabamento nas capas.

Pode, por exemplo, colar um retalho de tecido em formato retangular e de uma cor ou com um estampado que combine com o tecido que escolheu para a capa. Cole a sianinha à volta deste retalho do tecido, sempre usando a cola branca.

Caso o caderno decorado com tecidos seja para a sua filha, finalize com o nome dela. Cole com a cola branca as letras (são adesivos com relevo). Poderá  fazer diferentes modelos com a mesma técnica, apenas variando os tecidos e a sianinha.


Adicionar Comentário