11 dicas para fazer uma boa redação

A redação está presente em muitos lugares aos quais queremos ingressar: concursos públicos, vestibulares, vestibulinhos e até em alguma etapa de um processo seletivo para alguma empresa, ela é um fator de eliminação muito importante e que devemos tomar cuidado.

Embora muitos não gostem de redação, ela é algo necessário na vida de pessoas que querem participar de certos processos, como foram citados anteriormente. Para isso é bom ter um bom embasamento em português e conhecer as técnicas de redação, ou pelo menos as técnicas básicas dela.

Para você fazer uma boa redação e para que se destaque em meio aos seus concorrentes, é importante que você conheça a estrutura de uma boa redação.

 

como-fazer-uma-boa-redacao

 

As redações possuem, como sabemos:  introdução, desenvolvimento ( que pode ser dividido em três desenvolvimentos, com base na necessidade da sua redação) e a conclusão.

As introduções abordarão a ideia central do texto, apresente o tema de sua redação ao leitor. Ela deve conter apenas um parágrafo que seja composto mais ou menos por cinco linhas.

O desenvolvimento é o corpo da sua redação, nele você apresentará os argumentos de sua redação. Cada desenvolvimento deve conter um contexto, cada um em um único parágrafo. No desenvolvimento com três parágrafos, cada um deve conter 5 linhas; se a redação estiver dividida em apenas dois, cada um deve conter 8 linhas.

Por fim, no final da estrutura de uma redação deve ser abordada a conclusão, ela será o encerramento de sua dissertação e abordará argumentos concretos como forma de solução do problema abordado. Ela deve ser desenvolvida em parágrafo único e conter cinco linhas.

Agora que você já conhece a estrutura de uma redação, iremos passar algumas dicas de como fazer uma boa dissertação na hora daquela prova tão ”esperada”.

  1. Calcule em média quanto tempo você terá para fazer a redação. Caso sua avaliação possua questões e uma redação, eu aconselho a começar pela redação, geralmente elas têm um maior peso nas provas;
  2. De acordo com o tema proposto (se proposto), liste palavras chaves que venham em sua mente ao ler o tema;
  3. Separe-os e veja quais argumentos com as palavras chaves você irá defender;
  4. Faça um rascunho da sua redação e releia-o diversas vezes, até ter a certeza de que está compreensível, coerente e sem erros de concordância e erros ortográficos;
  5. Não utilize eu, nós, devemos, podemos, iremos. A redação deve estar na 3º pessoa do singular;
  6. Não fuja do tema proposto, faça uma redação objetiva e bem esclarecida, não deixe palavras com sentidos vagos em sua dissertação;
  7. Não faça uso de palavras que você não sabe o significado. Se você utilizar uma palavra simples da maneira certa e no local certo, fará o mesmo efeito que uma rebuscada. Só utilize palavras incomuns quando você tem a convicção do seu real sentido;
  8. Leia muito! A leitura e atualidades devem estar presentes em sua vida. Você deve possuir habilidade com a escrita, leitura e formação de pensamentos críticos;
  9. Utilize letra legível. Claro, quem irá corrigir precisa entender o que você escreveu;
  10. Não infrinja em hipótese alguma os direitos humanos;
  11. Só passe a redação para a folha oficial quando estiver certo de que está sem erros, coerente, sem palavras duvidosas e/ou ideias soltas.

Como vê, fazer uma boa redação é possível e bastante simples.


Adicionar Comentário