Dicas para fazer redação no vestibular

Vestibular sempre acaba nos deixando tensos, dicas para fazer redação no vestibular, sempre são de grande ajuda nesse momento crítico da vida dos jovens.

Somos constantemente cobrados para termos boas carreiras, que requerem uma boa faculdade. E para se ter uma, precisamos passar no terrível vestibular.

Que por ansiedade e algumas vezes falta de preparo acabamos reprovando.

Atualmente todo o vestibular é composto das questões de múltipla escolha e a famosa redação. Responsável atualmente por uma grande parte da nota, sem ela suas chances de aprovação são quase zero.

As dicas abaixo serão de extrema importância para se manter afiado e se sair super bem, nesse dia tão importante.

Dicas para fazer redação no vestibular

Como fazer uma boa redação no vestibular

  • Informação: Procure sempre se manter informado, normalmente todas as redações nos vestibulares são sobre questões atuais ou mesmo polemicas, que de alguma forma acabam mobilizando o país. Opte sempre que possível, por editoriais de jornais, são dissertativos.
  • Cópias: É extremamente instrutivo assimilar as estruturas, ortografias, pontuação e linguagens usadas nestes textos dissertativos. Portanto é importante que se faça cópias dos mesmos, mas que sejam analisados, para que sejam feita de modo fiel e não desleixadamente. Assim estaremos treinamento para as redações.
  • Escreva bastante: Muito importante, escreva sempre no mínimo duas redações na semana, assim estará treinando e aperfeiçoando seu desempenho para a prova. Se possível enviá-los para que um professor possa avaliar e assim corrigir a tempo qualquer desvio.
  • Temas Anteriores: Um fato interessante seria que a redação seja de temas de vestibulares anteriores, e se possível de temas realmente desafiadores, para que se possa aumentar a dificuldade do aluno.
  • Planeje: Quando encontrado o tema ideal para a redação, pense bastante sobre ele. Pense no que esta discussão tem a dizer, escolha cuidadosamente os argumentos que serão usados, propostas de intervenção e por fim sua conclusão.
  • Teste: Não deixe de lado o modelo básico de redação que aprendemos na escola. Começo (Introdução), Meio (desenvolvimento) e Fim (conclusão). Na elaboração sempre dê preferência para a 3ª pessoa, jamais use gírias. Se houver problemas de ortografia, troque a palavra em questão por um sinônimo. E na conclusão utilize questionamentos sobre a responsabilidade para a causa do problema, principalmente se ela for social, onde incluirá mais de um setor.
  • Linguagem: Leia bastante, assim terá um vocabulário enriquecido e diversificado. Use bastante este apoio em sua redação no vestibular.
  • Correção: Releia o texto, verifique sua coesão e coerência. Substitua palavras repetidas, observe erros de pontuação, problema mais comum do que parece, principalmente em vestibular, onde o nervosismo impera. Analise com cuidado a introdução, ele deve instigar o leitor a prosseguir a leitura de seu texto. Leia os argumentos, e veja se são válidos e por fim veja se a conclusão possui conexão com a introdução.
  • Oficial: Passe sua redação do rascunho para a folha oficial, letra legível sem rabiscar. Observe os parágrafos e dê uma última olhada, deixa um espaço para a margem e está concluída a redação.

Observe atentamente essas dicas e com certeza se sairá  muito bem no vestibular.

 


Adicionar Comentário