Simulação Empréstimo Habitação

A simulação de empréstimo à habitação, com o aumento dos juros por parte das entidades bancárias que emprestam o dinheiro para comprar casa, é cada vez mais importante para se fazer uma triagem dos bancos que fazem os spreads mais baixos do mercado.

 

Pontos importantes no empréstimo à habitação

 

A simulação de empréstimo à habitação disponível normalmente nos sites das instituições bancárias, permite-lhe além de conhecer o spread praticado pelos bancos, conhecer outros pontos que podem ser muito importantes, dependendo das suas necessidades específicas, senão vejamos:

 

Spread do empréstimo Habitação

 

Spread, margem de lucro dos bancos, reflecte a diferença entre a taxa euribor e a taxa de juro que o banco lhe vai cobrar pelo empréstimo à habitação. Se o banco lhe cobrar uma taxa de juro de 5 por cento, e, a taxa euribor for de 1 por cento, significa que o spread do seu empréstimo à habitação é de 4 por cento.

 

Prazo do Empréstimo Habitação

 

Outro valor que se pode normalmente inserir numa simulação empréstimo habitação, é o tempo durante o qual se vai estar a pagar o empréstimo.

Normalmente o empréstimo à habitação é contratado por 25 ou 30 anos, havendo instituições bancárias que emprestam o dinheiro por 35, 40 ou até 50 anos.

Quanto mais tempo se demora a pagar o empréstimo, mais baixa fica a prestação, mas o valor final da casa aumenta exponencialmente.

 

Valor do Seguro de vida do empréstimo à habitação

 

O valor do seguro de vida associado ao empréstimo à habitação é outro dos factores que pode visualizar ao fazer uma simulação de empréstimo à habitação.

O seguro de vida que cobre o pagamento da casa em caso de morte ou invalidez permanente, significa cerca de 10% do valor mensal da prestação, e pode variar o seu valor consoante as coberturas e a seguradora onde vai fazer o seguro.

Verifique na simulação do empréstimo à habitação qual o valor do seguro de vida que lhe é proposto pelo banco, e se tiver uma proposta mais barata opte por fazer o seguro noutra seguradora.

 

Outro problema que existe nos empréstimos à habitação mais longos ou em que as pessoas que vão pedir o dinheiro emprestado para comprar casa, é o prazo do empréstimo passar os 65 anos de idade, idade limite para os seguros de vida.

Se se encontra nesta situação, terá de escolher uma instituição bancária que não exija seguro de vida até ao final do empréstimo.

 

Para que não tenha de se deslocar às dezenas de instituições bancárias que fazem empréstimos à habitação, e apenas numa óptica de triagem, aconselhamos a visitar os sites de todos os bancos e fazer a simulação do empréstimo á habitação para seleccionar os bancos que lhe propõe uma melhor solução afim de se deslocar aos respectivos balcões e negociar o melhor empréstimo á habitação para o seu perfil.

 


2 comentários

  1. Marcelino 26 de Outubro de 2010
  2. LEONILDO PEREIRA DE AQUINO 23 de Janeiro de 2011

Adicionar Comentário