Primeira entrevista de emprego

Para qualquer jovem que esteja na hora de ingressar no mercado de trabalho, uma das fases que mais teme do processo de seleção é a entrevista de emprego: o modo como se deverá comportar, como se deverá vestir, o que levar e o que dizer.

De facto, a primeira entrevista de emprego nunca se esquece.

O importante é que durante a entrevista de emprego seja demonstrada espontaneidade, interesse pela oportunidade e a capacidade do candidato se expressar com segurança, destacando a sua motivação para o primeiro emprego.

Seguem-se algumas dicas para a primeira entrevista de emprego.

 

entrevista-emprego

Numa primeira entrevista de emprego, a aparência é logo notada pelo entrevistador e pode fazer a diferença na imagem com que fica do candidato. Assim, deverá ir de camisa, calças ou fato formal e sapatos, falando pausadamente, olhar nos olhos e falar corretamente, sem recorrer a gírias.

Acima de tudo, há que perceber que um emprego é um dos caminhos que vai permitir a alguém atingir um objetivo importante, o da realização pessoal. Será perfeitamente normal que antes de se começar a trabalhar ter de fazer várias entrevistas.

De facto, quando uma empresa procura um candidato para preencher uma vaga, já tem definido o perfil e é com base nesse perfil que vai selecionar os currículos. Em seguida, é que vai convocar os candidatos para entrevistas e é nesta altura que se vai fazer a diferença e destacar-se por forma a ser o escolhido. Como diz o Instituto de Emprego e Formação Profissional, “procurar emprego é um trabalho a tempo inteiro”.

Em suma, para uma pessoa se poder diferenciar dos variados candidatos que estão a concorrer, geralmente de programas de treino e estágio, o necessário é preciso ir mais além dos requisitos mínimos como o inglês ser fluente, ter conhecimentos de informática e manutenção de bons relacionamentos. Há que mostrar e fazer valer que você vai fazer a diferença quando for contatado e como será uma mais-valia para a empresa.

Há que perceber que os jovens, pela falta de experiência, são analisados pelo seu comportamento. Mas algo que não deverão fazer é deixar-se intimidar pela falta da experiência profissional. Este vai ser o ponto principal na primeira entrevista de emprego, tal como nas que se possam seguir.

O que tem a fazer é mostrar interesse na vaga e empresa em questão e procurar mostrar quão focado está na sua carreira, bem como cheio de vontade de trabalhar e crescer profissionalmente.

O costume acontecer com as pessoas que não possuem histórico profissional é levarem fatos da sua vida pessoal para a entrevista. Isto é algo que tem de ser muito bem explorado, fazendo analogias de como a experiência que tem de vida o poderá auxiliar no campo profissional.

Numa primeira entrevista de emprego, os entrevistadores têm noção de que o candidato poderá estar nervoso e com ligeira falta de preparação. O que importa é mostrar segurança nos seus objetivos e passar credibilidade no contacto com quem o vai entrevistar, pois isso é que vai ser decisivo.


Adicionar Comentário