Tipos de investimentos: previdência, consórcio, capitalização e seguros

Previdência

A previdência é um tipo de investimento para quem está pensando mais em longo prazo, uma espécie de aposentadoria particular.

Um plano de previdência complementar pode ser feito diretamente pela pessoa (aberto) ou por um grupo de pessoas ou empresa (fechado).

Como funciona um plano de previdência?

  • Você escolhe um valor para receber mensalmente ou de uma vez quando for se aposentar.
  • Dependendo da sua idade, é calculado o valor que você tem que depositar todo mês para alcançar seu objetivo.
  • Esse valor é dividido em parcelas mensais. E você pode fazer depósitos livremente sempre que tiver um extra para isso.

Capitalização

A capitalização, ou título de capitalização, é uma aplicação na modalidade “seguro”, extremamente popular no mercado brasileiro, que permite que a pessoa guarde uma quantia de dinheiro por um determinado tempo por meio de depósitos mensais ou de depósito único.

Como diferencial, a capitalização realiza sorteios e premiações durante toda a vigência do contrato. Ao final do contrato, a pessoa resgata uma parte da sua aplicação, corrigida monetariamente.

Consórcio

Um consórcio é uma forma de comprar por meio de um grupo de pessoas que se junta para o autofinanciamento de um bem ou serviço. Os participantes do grupo (ou consorciados) podem ser sorteados ou dar lances para aumentar as chances de serem contemplados, ou seja, de ser a pessoa do grupo que vai conseguir o bem imediatamente.
Normalmente o prazo de parcelamento é longo, de alguns anos.

Como funciona um consórcio?

  • Você escolhe o bem e o valor que pode pagar em parcelas por ele.
  • Se for contemplado antes do final do plano, recebe uma carta de crédito para comprar o bem e continua pagando o saldo restante.
  • Se não for contemplado, ao final do plano, retira a carta de crédito e o seu bem do mesmo jeito.

Dica: Faça consórcio com instituições de confiança. Conheça quem faz parte do seu grupo. Se alguém ficar inadimplente, prejudica todos. Algumas pessoas acham que essa é uma boa forma de poupar por tornar-se uma obrigação. Se for esse o seu caso, consulte o gerente do seu banco. Não se esqueça de verificar antes da adesão, na instituição contratada, a taxa de administração cobrada pelo seu consórcio.

Seguro

Um seguro ajuda você a ter muito mais tranqüilidade para manter a saúde, a sua família e seus bens em segurança. É possível fazer um seguro saúde, odontológico, desemprego, de vida, moto, carro, casa. Informe-se e veja as vantagens de ter um seguro.

Se precisar, pode ser muito mais econômico do que pagar um conserto, uma batida, uma emergência médica, entre outros imprevistos.

Como Funciona um seguro?

  • Você escolhe o tipo de plano e a indenização total ou parcial em caso de perda, roubo, acidentes, morte etc.
  • O seguro pode valer por um ano com pagamento parcelado. Alguns seguros valem por 30 dias mediante o pagamento da parcela.
  • Se atrasar as parcelas, você perde o valor pago e a cobertura do seguro.

Adicionar Comentário