Como avaliar quando se deve terceirizar

Este artigo irá ajudar a definir as vantagens e desvantagens de terceirizar e ajudará você a escolher a altura certa de terceirizar funções de trabalho. Você também pode usar este artigo para decidir sobre quais funções de trabalho você deve terceirizar e quais pode ser você a desempenhar.

Definindo Terceirização ou (outsourcing)

Talvez você tenha escutado falar de terceirização, mas não tem certeza sobre o que é. Você pode definir terceirização de muitas maneiras. Tipicamente a terceirização envolve a compra de serviços, peças ou produtos de localizações externas ou de fornecedores contratados para ajudar a poupar dinheiro ou reduzir os custos associados a serviços ou criação de produtos.

Porquê terceirizar?

Todos nós temos competências, talentos e habilidades. Digamos que você é um Internet Marketer. Seu objetivo deve ser maximizar o seu potencial para o sucesso e se focar em tarefas relacionadas às suas fortes habilidades. Porquê fazer isso? Fazendo isso você está mais habilitado a trabalhar de forma eficiente e a criar valor no que você faz.

Qualquer pessoa que queira criar um negócio eficiente deve aprender primeiro a terceirizar ou delegar tarefas para os outros que os ajudem a alcançar seus objetivos profissionais, empresariais ou financeiros. Delegando tarefas a profissionais competentes, você deixa que pessoas que são profissionais em áreas nas quais você não tem muito conhecimento, tomem conta dessas tarefas.

Por sua vez, isso permite que você trabalhe de forma mais eficiente em planejamento estratégico e em outras funções chave dentro do seu negócio.

terceirização

Lucre Com Seus Pontos Fortes

A melhor forma de tirar proveito de suas capacidades, talentos e habilidades é delegando a outras pessoas tarefas nas quais você não seja bom. Porquê? Isso permite que você se foque nas competências essenciais que você possui, aquelas que vão permitir que você cresça e expanda seu negócio.

Trabalhar em atividades que você gosta de fazer e delegar funções em que você não é tão qualificado, vai fazer com que você poupe tempo, crie uma equipe de trabalho mais eficiente e conquiste mais lucros ao longo do trajeto.

O Que A Terceirização Faz Por Empresas E Indivíduos

Por vezes a terceirização tem uma conotação negativa. No entanto, terceirizar pode valer a pena para as pessoas que a usam corretamente.

A terceirização permite que você perca tempo em funções e deveres, os quais você sabe que irão criar substância ou lucros adicionais ao seu negócio.

A terceirização é uma ferramenta maravilhosa para marketers e outros profissionais que acham que irão se sentir esmagados pelas tarefas diárias e mundanas de se administrar um negócio de sucesso. Por este motivo, essas pessoas não têm tempo para se focar no que sabem fazer de melhor… seja no marketing, vendas ou estabelecendo relações.

Funções de trabalho comumente terceirizadas incluem a escrita e programação. Pense nisso por um momento. Você não quer ficar sentado atrás de uma mesa, perdendo horas tentando programar um código complexo ou desenhando um site se você é um marketer. Felizmente, você pode contratar pessoas talentosas que trabalham sob suas direções para fazer isso por você.

Existem boas hipóteses de que as pessoas que você contrata GOSTEM do que estão fazendo também, então você não tem que se sentir culpado em deixar tarefas que não são essenciais ao negócio nas mãos de profissionais competentes.

Muitas pessoas se sentem confusas sobre o que é ou não a terceirização. Felizmente, nós iremos ajudar você a separar a realidade da ficção neste conjunto de artigos, para que você entenda o quão simples é a terceirização para o negócio.

Terceirizar não é nada mais do que delegar tarefas para outras pessoas. Delegando tarefas a outras pessoas, você vai descobrir que completa as tarefas de forma muito mais eficiente e irá se focar no planejamento estratégico do negócio. Isso irá ajudar você a enfrentar a concorrência.

terceirização

Vantagens da Terceirização

Existem muitas vantagens na terceirização. Aqui está uma lista dos benefícios mais frequentemente citados associados à terceirização:

  • Você pode terceirizar funções não essenciais de forma barata. Isso poupa tempo e dinheiro.
  • Você poupa tempo e dinheiro e se concentra em funções essenciais ao negócio incluindo planejamento estratégico.
  • Você aprende a trabalhar de forma mais eficiente. Sua equipe de profissionais pode ajudar você a fazer isso.
  • Você aumenta a rentabilidade e produtividade do seu negócio. Terceirizando você tem mais pessoas trabalhando em prol de um objetivo comum.
  • Você pode partilhar conhecimento com um grupo de pessoas mais diverso, incluindo as de sua equipe, e expandir os serviços e produtos que você oferece aos consumidores.
  • Você expande sua própria base de conhecimento.

Agora que já apresentamos algumas das mais conhecidas vantagens da terceirização, existem também algumas desvantagens que devemos realçar. Você pode corrigir essas desvantagens; iremos abordar isso mais tarde.
Vamos olhar para algumas dessas desvantagens e aprender formas de ultrapassá-las.

  • Por vezes a terceirização pode levar a um trabalho de fraca qualidade. No entanto, se você souber o que procurar quando estiver selecionando candidatos para terceirizar funções, é muito provável que você receba o melhor trabalho possível, quer seja na escrita ou programação.
  • A terceirização ganha por vezes uma reputação negativa. Muitas pessoas pensam que se trata de tirar empregos aos funcionários tradicionais. Esse não é o caso. Muitas vezes, os trabalhadores autônomos são pessoas que tinham empregos normais, mas optaram por usar sua paixão em uma carreira a tempo inteiro. Isso significa que você pode contratar uma pessoa apaixonada por escrever, programar ou alguma outra tarefa que você não goste a ponto de fazê-la você mesmo. Para além disso, como essas pessoas SÃO apaixonadas e interessadas pelo que fazem, é provável que produzam material de melhor qualidade para você.
  • Terceirizar consome tempo. Este também não é o caso. Graças à tecnologia moderna, muitos trabalhadores autônomos postam seus perfis e portfólios em sites conceituados como Elance.com ou Guru.com. Você pode simplesmente postar um projeto que você precise terceirizar ou percorrer uma lista de vendedores conceituados e selecionar a quem você quer satisfazer uma necessidade sem perder horas fazendo isso. A melhor forma de combater qualquer ponto negativo associado à terceirização é fazendo seu dever de casa e tornar-se informado. Pesquise sobre a pessoa ou empresa para a qual você planeja terceirizar seu trabalho, e tenha a certeza de que você está recebendo um trabalho de qualidade compatível com o seu dinheiro. Periodicamente, entre em contato com as pessoas para as quais você terceirizou, mas você deve procurar por pessoas que sejam auto-suficientes e que não precisem de muita supervisão direta. Essa é realmente a única forma de ter sucesso quando estiver terceirizando.

Agora, vamos falar mais sobre a opção de terceirizar.

A primeira questão que muitas vezes aparece na cabeça das pessoas é, “Eu preciso terceirizar?”. Vamos pensar nessa questão em mais detalhe.

terceirização

Como Você Sabe Se Precisa Terceirizar?

Se você é dono de um negócio próprio ou um profissional autônomo, é muito provável que à medida que o seu negócio cresça você tenha que terceirizar algumas tarefas. Aqui estão alguns sinais de que você precisa terceirizar algumas funções ou tarefas:

  • Você acha que está perdendo tempo demais trabalhando em tarefas mundanas e que não são fundamentais ao negócio durante o dia.
  • Você acha que não se sente motivado para expandir o seu negócio porque você não tem paixão pelas tarefas que está desempenhando.
  • Você se sente assoberbado de trabalho e não tem qualquer apoio.
  • Você acha que está trabalhando horas extra, sacrificando tempo de qualidade com seus amigos e família apenas para sobreviver.
  • Você está se debatendo com áreas importantes como escrita ou programação porque você tem pouca habilidade ou capacidade para essas áreas, mas sabe que essas áreas ou competências são vitais para o sucesso do seu negócio.

Se alguma dessas situações se aplica, talvez seja hora de considerar a terceirização de algumas funções de trabalho. Quase todas as grandes empresas ou pequenos negócios terceirizam algumas funções. A maioria dos Internet Marketers de sucesso e donos de negócios independentes fazem a mesma coisa.

Você pode nem se aperceber por vezes de que está terceirizando funções. Você por exemplo, tem alguém que verifique seus e-mails? Alguém os imprime ou atende ligações? Tudo isso são exemplos de tarefas que donos de negócios ou empresários independentes muitas vezes terceirizam. Administradores e empresários terceirizam algumas funções mais vezes do que outras. As funções de trabalho mais terceirizadas incluem:

  • Tarefas Administrativas.
  • Tarefas de Contabilidade.
  • Escrita.
  • Programação.
  • Análise de dados.
  • Outras tarefas secundárias.

Ao olhar para essa lista, você deve reservar algum tempo para criar sua própria lista de tarefas que podem ser terceirizadas. Que tarefas secundárias podem ser delegadas a outras pessoas de maneira a deixar você livre para outros trabalhos mais importantes?

Vejamos essa última questão.

A maioria das empresas trabalha de forma a terceirizar tarefas secundárias. Entre essas tarefas se incluem deveres e funções profissionais essenciais para o sucesso mas que não são um ingrediente chave para o negócio ou planejamento estratégico. Esses não são papéis “fundamentais” mas ainda assim são necessários para o sucesso e manutenção de um negócio.

terceirização

Que tarefas são geralmente terceirizadas?

Exemplo de tarefas que são normalmente terceirizadas:

  • Hospedagem web.
  • Escrita de manuais corporativos, newsletters ou cartas de vendas.
  • Criação e manutenção de sites.

Existem muitas tarefas que você pode terceirizar dependendo do tipo do seu negócio e de seus objetivos estratégicos.

Lista de Controle Para a Terceirização

Como você sabe se precisa terceirizar?

Nós já mencionamos muitos dos fatores chave de que você precisa para terceirizar. No entanto, vale a pena rever essa lista. Isso irá fixar em sua mente o quão importante é terceirizar, e vai ajudar você a entender quanto tempo e esforço podem ser poupados através da terceirização de certas funções.

Então vamos rever esses fatores novamente. Aqui estão alguns fatores comuns que você pode precisar para terceirizar algumas tarefas a profissionais competentes:

  1. Você está perdendo tempo demais trabalhando em tarefas mundanas ou diárias.
  2. Você não está passando tempo suficiente administrando ou planejando estrategicamente o seu negócio.
  3. Você descobre que não tem tempo suficiente durante o dia para fazer todo o trabalho necessário.
  4. Você descobre que não tem as competências necessárias para completar algumas das tarefas chave essenciais ao sucesso do seu negócio.
  5. Você não está obtendo os lucros ou faturamentos que gostaria devido à falta de tempo, experiência ou conhecimento.

Lembre-se de que a terceirização pode resolver muitos desses problemas e pode ajudar a liberar o seu tempo para funções e deveres mais importantes.


Adicionar Comentário