Especificidades do marketing para pequenas empresas

Todos os planos de marketing têm de seguir o mesmo curso, mas esta é a única semelhança entre o marketing para pequenas empresas e o marketing para grandes empresas. Os orçamentos, o pessoal, as abordagens criativas e as estratégias de comunicação variam bastante entre uma multinacional gigantesca como a Coca-Cola e uma pequena empresa com um micro-orçamento, como a sua.

marketing-publicidade-empresas

Diferenças de capital

Como gestor de uma pequena empresa, esta é a primeira diferença que grupos empresariais que o cercam por todos os lados: os gigantes têm orçamentos gigantescos. Falam de centenas de milhar de euros como se falassem de uns trocados. Em contrapartida, para a sua empresa, essa quantia é um valor que merece grande ponderação. Os conselhos contidos neste artigo foram adaptados à dimensão do seu orçamento e não às quantias milionárias que são habitualmente mencionadas noutros artigos de marketing.

Diferenças de recursos humanos

Observe o organigrama de qualquer multinacional. Quase sempre encontra um departamento de marketing composto por vários profissionais especializados, como directores de publicidade, gestores de vendas, gestores de marketing online, directores de pesquisa, especialistas em assistência ao cliente, etc. Por outro lado, nas pequenas empresas mais sólidas, o marketing aparece associado à directoria. O organigrama destas empresas coloca a gestão do marketing no topo, na medida em que é o próprio empresário que orienta todo o processo.

Diferenças criativas

Os grandes profissionais de marketing gastam regularmente centenas de milhar de euros para criar anúncios, com o único objectivo de fazer com que o nome da empresa/marca seja reconhecido e preferido no mercado -frequentemente sem uma única palavra sobre um produto específico ou preço.

As pequenas empresas adoptam uma abordagem totalmente diferente. Querem desenvolver o reconhecimento de um nome, tal como os grandes anunciantes, mas os seus anúncios têm de servir duas finalidades. Sabe-se de antemão que qualquer investimento de uma pequena empresa em marketing terá de obter resultados imediatos e visíveis a nível do mercado. Cada esforço tem de provocar, antes de mais, suficiente actividade de compra para anular os custos envolvidos na criação e gestão do anúncio. O equilíbrio, abordado em outros artigos, está em criar estratégias de comunicação consistentes que resultem na construção de uma identidade própria da marca, ao mesmo tempo que inspiram o consumidor a comprar – naquele momento.


Adicionar Comentário