Entrevista de emprego online

Na incessante procura de emprego, ainda existem novas formas de nos apresentarmos perante os eventuais futuros chefes. O que muitos poderão ainda não conhecer é o facto de que se está a tornar cada vez mais popular a utilização da entrevista de emprego online.

Este tipo de entrevista passa pela utilização de uma webcam, cujos principais motivadores são a agilidade e a diversidade na seleção e redução de custos, para ambas as partes. É cada vez mais frequente a realização de entrevistas de emprego online por meio de videoconferências, que chegam a substituir as entrevistas presenciais, obviamente que sempre dependendo da empresa. De qualquer forma, o programa de conferência mais utilizado para esta utilização é o Skype.

Seguem-se algumas dicas de como proceder numa entrevista de emprego online.

 

entrevistas-online

 

Durante a entrevista

Como já é bem sabido, uma entrevista de emprego é a porta de entrada para o próprio emprego de sonho, seja ela presencial ou por programas de conferência online. O que importa é que a pessoa se apresente com as qualidades e competências que o recrutador procura para que seja bem sucedido e, assim, conseguir o emprego. São alguns os aspetos que deverá ter em conta numa entrevista de emprego online, como por exemplo o ambiente.

Numa entrevista de emprego online também não deverá deixar abertos outros programas no computador, além do serviço de chat online para que a velocidade da Internet não quebre nem fazer com que a sua atenção seja desviada da entrevista. Esteja ligado num local silencioso, sem barafundas ou interferências de terceiros.

Quer isto dizer que o ambiente é importante pois deve ser um lugar que não deverá ter coisas que poderão distrair os entrevistadores, como animais ou crianças  ou mesmo música alta.

O que importa no “departamento” de roupa é que se apresente como se a entrevista fosse presencial. O ideal é imaginar que está frente a frente com o recrutador, no escritório da empresa, pelo que deverá causar a melhor impressão possível.

Além disto, saiba que também deverá garantir que todos os equipamentos estejam a funcionar, como o computador, bateria, iluminação, áudio e vídeo, tudo antes da hora da entrevista. Se for caso para tal, ligue-se a um amigo para testar não apenas o programa que vai utilizar e a própria ligação.

Não julgue que pelo facto de não ser uma entrevista presencial, não será necessário manter a postura. Ou seja, o facto de estar sentado vai, desde logo, ajudar na postura e linguagem corporal, mas não vai deixar de ser importante que tenha cuidado para não deitar nada ao chão, nem nenhum equipamento, nem mesmo deverá fazer movimentos excessivos com as mãos, pois poderá ir prejudicar as imagens da câmara, consoante a ligação à internet que tiver.

Mais uma dica a ter em conta para uma entrevista de emprego online é ter anotações. Uma entrevista deste tipo permite que o candidato possa consultar anotações durante a conversa para que consiga expressar-se melhor. Assim, se surgir alguma dúvida, vai ser possível consultar o material que se enviou para a empresa, como o curriculum e carta de apresentação, por forma a dar a melhor resposta possível.


Adicionar Comentário