Entrevista de emprego ideal

As entrevistas de emprego são sempre um pouco stressantes, pois não apenas estamos a ser avaliados ao pormenor, como também nunca podemos ter a certeza do que vai nos vai ser questionado.

Por este motivo, para ter uma entrevista de emprego ideal e conseguir destacar-se dos outros candidatos, é necessário que tenha um comportamento próprio e uma postura profissional adequada.

De facto, quando é agendada uma entrevista de emprego, existem variados detalhes que poderão ajudar a pessoa a se destacar e, assim, aumentar as possibilidades de se ser contratado.

Seguem-se algumas dicas.

Entrevista

O entrevistador procede a várias triagens para analisar se uma pessoa é o melhor candidato para ocupar a vaga em questão. Assim, durante a entrevista, é necessário mostrar-se perspicaz e demonstrar os ideais e valores, pois também a esse nível é feita avaliação. Grande parte das empresas procuram profissionais ambiciosos na construção de uma carreira, pois essas pessoas são as que geralmente possuem maior compromisso e responsabilidade.

É verdade que a procura por uma carreira de sucesso é cansativa, pelo que numa entrevista o candidato é questionado sobre a sua trajetória profissional. Assim, ao falar dela, não demonstre o lado negativo. O entrevistador deverá colocar questões acerca da sua experiência pessoal, pretendendo focar o modo como se lida com as pessoas e com as situações profissionais porque já passou, para poder comparar a forma como a pessoa iria comportar-se e lidar com elas no futuro. Este é um ponto deveras importante e tido em conta numa entrevista, pelo que há que ter cuidado para que a postura nunca se perca e, assim, conseguir ter uma entrevista de emprego ideal.

Mas existem variadas formas de uma pessoa se poder preparar e poder ter sucesso na entrevista.

  • Comece pela roupa. Use roupa formal como um fato e, no caso das mulheres, não levar nada muito decotado nem estarem demasiado maquilhadas.
  • A comunicação é um ponto-chave. Há que se ser objetivo e cuidado nas respostas que se dá, não falando além do que é perguntado. O saber ouvir no decorrer da entrevista é também importante pois vai demosntrar a sua capacidade e habilidade em ouvir os outros.
  • Numa entrevista de emprego ideal o candidato deve mostrar-se como uma pessoa educada com todos e não apenas com o entrevistador, pois tudo o que se faz e como se comporta é observado.
  • Mesmo que não se tenha a certeza acerca de uma resposta, questione o entrevistador. Aproveite e deixe claro que uma ação pode depender de variados fatores. Há que, acima de tudo, demonstrar interesse. E aqui também se aplica o interesse pela própria empresa para a qual se está a candidatar, não apenas de como e onde opera, sua posição no mercado, e mesmo a nível de colaboradores.
  • Quando souber qual a empresa onde vai ser entrevistado faça uma pesquisa na internet e no próprio site. Importa, aqui, alinhavar os seus valores pessoais com as políticas da empresa onde se vai candidatar, pois o entrevistador irá perceber que houve interesse por parte do candidato em obter conhecimento.

Adicionar Comentário