Práticas de banca, práticas de negócio e práticas de computação seguras

Para permanecer seguro contra roubo de identidade, siga sempre práticas financeiras e bancárias seguras:

  1. Mantenha os números de conta e números de PIN seguros.
    Quando colocar o seu PIN, seja em lojas ou ATM, cubra sempre com a mão o código e nunca dê o seu número de PIN seja a quem for.
    Evite escrever o seu PIN e números de conta – você nunca sabe quando essas informações podem cair em mãos erradas
  2. Faça negócios apenas com empresas em que você confia.
  3. Se receber cartões de crédito no correio que são “pré-aprovados” rasgue as aplicações e as cartas fechadas antes de descartá-las.
    Não, isto não é paranóico. Os ladrões de identidade, por vezes, passam o lixo a pente fino a fim de encontrar formas de conseguir dados para roubar a sua identidade.
  4. Se você usa um computador, instale uma boa firewall e um bom antivírus e mantenha-o actualizado.
    Melhor ainda, tire um curso de informática sobre segurança na sua faculdade ou da comunidade local. Você vai aprender dicas muitas boas para manter todas as suas informações seguras quando estiver on-line.
  5. Nunca compre nada online de uma empresa em quem não confia ou de uma empresa que não tem tecnologia de criptografia e uma boa política de privacidade.
  6. Mesmo com todas estas precauções, evite guardar informações pessoais no computador e evite fornecer informações pessoais por e-mail.
    Tenha especial cuidado se você receber um e-mail do seu banco pedindo para verificar as suas informações, clicando num link – esta é uma farsa popular que não vem do seu banco, mas de criminosos que se passam pelo seu banco. Ignore o e-mail e telefone ao seu banco sobre a mensagem.
  7. Desconfie de e-mails não solicitados, telefonemas, e-mail ou propagandas.
    A maioria são de legítimas empresas, mas existem empresas que prometem-lhe um cartão de crédito por telefone somente para puderem usar o seu cartão de crédito existente sem enviar nada.
    Se você precisar ou quiser comprar algo de uma empresa, não se esqueça de, em primeiro lugar, verificar a posição da companhia no Better Business Bureau.
    Se você usar um cartão de crédito, relate todas as cargas incomuns ou quaisquer pagamentos que você fez para um produto que não chegou, à empresa de cartão de crédito. Em alguns casos, podem suspender o pagamento ou reembolso do dinheiro, bem como tomar medidas para manter o seu número do cartão de crédito seguro.
  8. Cuidado com as ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
    Se você receber uma oferta de dez milhões de dólares – para a qual você precisa de investir $ 5000 como um “sinal de boa fé”… se você receber uma oferta de um computador topo de gama gratuitamente – mas somente se você fornecer informações da sua conta … respire fundo e considere antes de enviar o seu dinheiro e as suas informações.
    Os artistas do embuste muitas vezes dependem da sua crença nos outros e a sua confiança para fazer dinheiro. Eles dependem do facto de que você vai ficar tão animado sobre um produto ou serviço que você irá deitar o bom senso pela janela. Prove que estão errados.
    Quando confrontados com uma oferta que parece boa demais para ser verdade, faça alguma pesquisa na web, através do Better Business Bureau, ou coloque algumas questões à pessoa que fez a oferta.
  9. Leia as letras miúdas.
    Alguns serviços ou empresas terão, em impressão minúscula, uma cláusula no seu contrato ou acordo que lhes permite cobrar taxas escondidas ou extras. Se você receber uma oferta por e-mail ou pelo correio, torne ler as letras miúdas um hábito.
  10. Esteja alerta para uma interrupção repentina no seu serviço de correio.
    Se você não receber correio por algum tempo, contacte o serviço de correio e pergunte se o seu endereço foi recentemente submetido a uma “mudança de endereço”.
    Parece estranho, mas é verdade. Uma forma dos criminosos roubarem identidades é mudar o seu endereço na estação de correios local.
    Eles redireccionam o seu correio para uma de caixa postal e roubam o seu correio à procura de informações pessoais, tais como extractos bancários, declarações de cartão de crédito pré-aprovado, e outras cartas que podem ser usadas para roubar a sua identidade.
    Eles usam essa informação para se fazerem passar por você junto dos credores e receber quantias enormes em seu nome.
    Basta manter um olho no seu correio e isso pode ajudar você a manter sua pontuação de crédito segura.

Adicionar Comentário