Dê um tempo

Muitas pessoas acreditam que basta pagar as suas dívidas e que isso irá melhorar a sua pontuação de crédito de uma só vez. Infelizmente, isso não é verdade. Se você passou por um processo de falência ou não pagou empréstimos e prestações a horas tendo ido para contencioso, tudo é comunicado à agência de crédito e permanecerá no seu relatório de crédito – mesmo depois de você resolver a situação pagando às suas dívidas.

Na verdade, os principais problemas, tais como a falência permanecerão no seu relatório de crédito entre sete ou dez anos, afectando a sua pontuação de crédito. Mesmo que os seus problemas de crédito residam simplesmente no facto de não pagar contas a horas, levará algum tempo para que esse registo desapareça do seu relatório de crédito e para que a sua pontuação de crédito seja restaurada.

Pagar as suas dívidas e resolver os problemas irão ajudar a sua pontuação de crédito (desde que as contas atrasadas estejam marcadas como “pagas” no seu relatório de crédito), mas só o tempo irá remover o registo do seu relatório por completo.

Isto significa que se você estiver a passar um mau momento financeiro, como uma falência, poderá ter que esperar de modo a obter melhores taxas de juros em compras maiores. A boa notícia é que quanto mais tempo passar após um grande problema financeiro, menos grave que lhe irá parecer.

Por exemplo, se você declarar falência, nos primeiros dois anos a sua pontuação de crédito sofrerá um enorme impacto, período em será complicado para você obter qualquer tipo de crédito.

No entanto, após dois ou três anos, se você pagar as suas contas a tempo, então a falência de há dois anos atrás terá menos importância, porque você foi restaurando o seu crédito.

Isto significa que se você estiver com intenções de fazer uma compra grande (como uma casa ou um carro) que possa  exigir um empréstimo, deverá começar a trabalhar para melhorar o seu crédito com bastante antecedência – pelo menos um ano – da compra efectiva.

Isto porque caso você não dê tempo para que a sua pontuação de crédito recupere, não vai ser fácil obter um novo empréstimo.

Mesmo que a sua pontuação de crédito já seja bastante boa, pode ser necessário esperar vários meses para que esta aumente, de modo a obter as melhores taxas de empréstimo.


Adicionar Comentário