Aprenda a lidar com as agências de cobranças

Se você tem um mau crédito, terá que lidar com as agências de cobrança, mais cedo ou mais tarde.

As agências de cobrança são basicamente empresas que trabalham em nome de outras empresas para tentar recuperar dinheiro que lhes é devido.

Se você deve a uma empresa de cartão de crédito um pagamento que não foi feito a tempo, a empresa do seu cartão de crédito acabará por delegar o caso para uma agência de cobranças.

Em muitos casos, as agências de cobrança tentam conseguir o dinheiro através de telefonemas.

Algumas agências são bastante razoáveis e vão tentar trabalhar com você.

No entanto, algumas usarão técnicas de ameaças ou de assédio – incluindo ameaças verbais e telefonemas diários – para tentar levá-lo a pagar.

Aprenda a lidar com as agências de cobranças, de modo a estas não lhe causarem muito stress.

Deixamos-lhe algumas dicas para lidarem com estas empresas:

  • Você deve sempre pedir o nome completo quando falar com alguém de uma agência de cobranças.
  • Você deve ser honesto sobre a sua capacidade de reembolso e tentar elaborar um cronograma de pagamento ou tentar arranjar opções de pagamento alternativas.
  • Se em algum momento você se sentir ameaçado ou assediado, desligue o telefone. Se o agente de cobranças persistir, desligue e contacte directamente a empresa que está a tentar recuperar o dinheiro .
    Obtenha o nome da agência de cobrança e apresente uma queixa – tanto contra a agência e como contra o agente com que você falou.
    A seguir, recuse as chamadas da agência de cobrança e continue a sua comunicação directamente com o credor, afirmando sempre que as empresa de cobranças o contactaram com chamadas abusivas.

Infelizmente, algumas agências de cobrança pensam que a intimidação produz melhores resultados e, como a maioria das agências de cobrança trabalha através de telefonemas, elas pensam que elas podem dizer o que quiserem (incluindo fazer acusações pessoais e falsas), a fim de tentar recuperar o dinheiro para os seus clientes.

Não há registo em papel e poucas pessoas assediadas pelas agências levam estas empresas a tribunal.

Alguns devedores sentem tanta vergonha do seu crédito que quase sentem que merecem o abuso.

Ambas as visões estão completamente erradas. A má classificação de crédito não faz com que mereça ser abusado.

Algumas agências de cobrança tentarão usar a sua pontuação de crédito contra você, dizendo que eles a podem arruinar num piscar de olhos. Não caia nisso.

A sua pontuação de crédito é imediatamente afectada quando você deixar de fazer um pagamento ou quando é comunicado o caso a uma agência de cobranças, mas não há nada que o empregado da agência de cobranças possa fazer para tornar a sua pontuação de crédito ainda pior.

Você ainda será elegível para créditos em muitos casos. Não deixe que falsas afirmações sobre a sua pontuação de crédito o intimidem, e o levem a aceitar o abuso de uma agência de cobrança.


One Response

  1. Carlos roberto da silva 7 de Agosto de 2013

Adicionar Comentário