5 segredos para ser um orador eficaz

orador eficaz

Ser um orador eficaz é fundamental porque os humanos precisam ser oradores em tudo o que fazem, quer eles precisem convencer uma garota para sair com eles num encontro ou para convencer um cliente de um negócio multi-milionário.
Onde estaríamos se não fosse por nossas capacidades de comunicação? Aqui está uma série de artigos que ajuda você a melhorá-las.

A fala é uma capacidade que depende de vários fatores. Todos podem falar, no sentido de falar com a boca, mas quando nos referimos a falar de forma eficaz, aí é outra história. Eis o que você deve saber.

A fala é a melhor forma de comunicação que conhecemos. E nós somos seres sociais; precisamos comunicar uns com os outros constantemente. Nós jogamos conversa fora o tempo todo; é provavelmente uma das melhores coisas que fazemos naturalmente depois de respirar, mas quando se trata de falar em frente a uma multidão ou numa ocasião especial, como uma reunião com um cliente importante, muitos de nós ficam com um frio na barriga.

Esta série de artigos que preparámos para si, vai ensinar-lhe a arte de se tornar um orador convincente. Mas o primeiro passo para qualquer ensinamento é a consciência de nós mesmos. Antes de tentar se tornar um orador convincente, você deve se certificar de que sabe o que os oradores convincentes precisam. Então você deve ver se esses pontos estão dentro de você. Se não estiverem, você deve pensar em se melhorar a si mesmo. Eis o que você deve saber.

Orador eficaz

Honestidade

A honestidade é muito importante quando você pensa em falar de forma eficaz. Pense nisso – se você não está convencido sobre alguma coisa, como você pode convencer os outros? Não é errado falar que você não é um orador eficaz quando você está mentindo. Ao saber que algo não é verdade, você não consegue convencer as outras pessoas disso.

Paixão

Se você é apaixonado, tudo o que você disser soará verdadeiro e sincero. Quer você esteja falando com uma pessoa nova, convidando ele ou ela para tomar um café ou esteja falando em um púlpito de frente para milhares de pessoas, você deve fazer sentir sua paixão.

Conhecimento

Isso se aplica exclusivamente a falar em público, mas você pode extrapolar sua eficácia para outras áreas também. Você deve saber sobre o que está falando. Você deve sempre aumentar seu conhecimento. Intercalar seu conhecimento com relatos e bons exemplos tornará o seu discurso mais convincente.

Estabelecendo a Ligação

Os bons oradores são aqueles que envolvem o seu público. Isso é importante tanto se seu público estiver sentado do outro lado da mesa com você em um bar partilhando algumas cervejas, como se ele estiver escutando você falar em um palco. Você tem que fazê-los participar. Fazendo perguntas, estabelecendo contato visual, fazendo gestos, etc. são algumas das formas de fazer isso. Por outro lado, se você ficar com rodeios, nunca será capaz de estabelecer a ligação e seu discurso será um desperdício total.

Seja um Bom Ouvinte

Oradores eficazes estão constantemente ouvindo o que os outros dizem. Quer essas pessoas estejam falando profissionalmente ou apenas falando para um grupo de amigos, oradores eficientes ficarão atentos ao que eles dizem. Eles irão escolher coisas importantes ditas por eles e tentarão incorporá-las em seus próprios discursos quando chegar a ocasião.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *