Os 5 princípios para um discurso deslumbrante

Você já saiu de uma palestra se sentindo entusiasmado pela forma como a pessoa falou? Quase de certeza que esses cinco princípios fizeram parte do discurso.

Após analisar centenas de oradores, alguns deles de renome internacional, nós descobrimos essas cinco características que estão presentes em todos os seus discursos. Eles estão presentes no seu?

Os Cinco Princípios de um Discurso Deslumbrante

Confira abaixo quais os 5 princípios que consideramos importantes para um discurso deslumbrante:

orador cativante

1. A Postura Certa

Bons oradores têm uma boa postura em palco. Seus maneirismos são exemplares. Mesmo antes de abrirem suas bocas para falar alguma coisa, eles já causaram uma impressão pela forma como se comportam. Se você analisar algumas personalidades eminentes falando, será muito fácil para você conjugar isso em seus discursos também.

2. O Tom Certo

Um ótimo discurso é variado em tons. O orador não falará da mesma forma o tempo todo. O tom irá diminuir e depois surgir enfaticamente quando um tópico for de grande relevância. Eles colocarão a ênfase correta em temas de relevo e questões, que serão encontradas com abundância em seus discursos.

3. O Interesse Certo

Mais um aspeto dos discursos de grandes oradores é que eles sabem como manter o interesse vivo. Ao menor sinal de que a plateia está perdendo o interesse, eles mostrarão um tema altamente interessante para re-cativar a atenção da plateia. Eles também usarão questões em seus discursos. Essas questões, se usadas de forma eficaz, farão com que os ouvintes ponderem mesmo que por um segundo. É sobre isso que falamos quando nos referimos a discursos “interativos”.

4. Os Exemplos Certos

É muito importante incluir exemplos em seus discursos se você quer torná-los atrativos. Existe um objetivo muito importante ligado a isso. Quando você dá exemplos, você está tornando o discurso mais real, uma vez que o que você disse aconteceu com de verdade com alguém que os ouvintes conhecem. Se você não der exemplos, seu discurso se torna unidirecional, já que é apenas o seu ponto de vista. Um bom orador está sempre em busca de ótimos exemplos para incluir em discursos futuros. Tenha um pequeno caderno em que você faça pequenas referências, como exemplos à medida que você os encontra, e usá-los quando for necessário.

5. O Encerramento Certo

Quando você está escutando um discurso, você é levado por ele, mas a parte do discurso que realmente deixa um impacto duradouro é o encerramento. É isso que as pessoas vão levar do discurso, quase certamente. Todos os grandes discursos se caracterizam por ótimas frases de encerramento.


Adicionar Comentário