DICAS PARA FAZER CHROMA KEY

  • on 3 de agosto de 2015
  • Likes!

Espaços impressionantes, ou mesmo, aparentemente impossíveis, se tornam possíveis graças a uma técnica de efeito visual chamada Chroma Key. Um plano de fundo verde ou azul, muitas vezes, não é o bastante para que suas produções audiovisuais tenham o local que você tanto sonhou, então,você precisa de alguns macetes para dominar a técnica e parar de ter tanto trabalho com a pós-produção do Chroma Key. O último Chroma Key que você tentou não deu certo, apresentou sombras ou ficou impossível de cortar na hora da edição do vídeo? Então preste atenção neste texto.

Conheça algumas dicas para fazer Chroma Key

A escolha correta do material é o primeiro passo para um bom Chroma Key. Para fazer um bom Chroma Key, é preciso possuir uma tela verde ou azul (cores mais utilizadas) livre de rugas e texturas (que podem causar sombras e irregularidades). técnica de efeito visual

Escolher entre tecido, papel e tinta depende do que é melhor para o que você quer fazer, do espaço disponível e de quanto quer gastar. Por exemplo, o tecido é o mais fácil de transportar, é fácil de iluminar e pode ser lavado. O Papel é o mais barato, mas tem que ser trocado frequentemente, pois estraga mais rapidamente. Se você tem um amplo espaço fixo com uma parede disponível, a tinta é a melhor pedida. Ainda existem kits (backdrops) altamente recomendáveis que podem ser facilmente dobrados e transportados. Nesses kits o tecido é fixado em uma armação flexível, apresentando uma superfície sem rugas e sombras.

Muitas pessoas acham que o software utilizado na pós-produção é o principal na hora de fazer a técnica de Chroma Key, mas, para um resultado satisfatório, o mais importante é realizar uma iluminação adequada na gravação. É importante iluminar o fundo separado da pessoa ou objeto posicionado na frente dele.  A iluminação deve ser feita fazer um bom Chroma Key o mais uniformemente possível e com luz difusa. Isso evita que sombras indesejadas apareçam no vídeo. Uma boa maneira de esconder rugas, amassados, costuras e, consequentemente, sombras, é desfocar um pouco o fundo.

 

DICAS PARA FAZER CHROMA KEY Não se esqueça de desligar todas as configurações automáticas que a câmera  possui, pois, qualquer movimento da cena, da luz ou da câmera vai afetar suas  configurações, o que vai dificultar ou até impossibilitar o trabalho de pós- produção. Evite realizar movimentos de câmera, mesmo leves, pois, isso pode  causar sombras no fundo. Se possível, faça apenas tomadas paradas.

Não use roupas ou acessórios com cores semelhantes à do fundo, nem roupas  claras ou com tecidos transparentes. Elas dificultam o corte do Chroma Key,  pois, refletem a cor do fundo.

As dicas acima podem lhe ajudar a ter um resultado bastante satisfatório com a técnica de Chroma Key, mas, para que tal efeito visual seja perfeito, você deve ter paciência e procurar novas técnicas, sempre experimentando e testanto na utilização de seu equipamento e de sua percepção. Criatividade é a verdadeira chave do audiovisual.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *