Como falar em palco sem gaguejar nem titubear

Se você não está confiante sobre o que está falando, você não soará bem para a plateia. Eis como melhorar de forma considerável.

Para ser eficaz em seu discurso, você tem que se certificar que fala de uma vez só. Você não deve parar a meio e fazer pausas estranhas enquanto pensa no que vai dizer a seguir. Isso é uma coisa horrível de se fazer quando você está em palco, para você e para seus ouvintes, e quando você faz uma pausa dessas, você fica muito mais preocupado com todo o discurso.

A melhor forma de apresentar um discurso é dizendo de uma vez só, como se fosse um grande monólogo, e não parar a meio.

Então, como você faz isso?

A primeira coisa importante que você deve ser capaz de fazer para falar sem parar a meio é praticar bem seu discurso. Em primeiro lugar, memorize o discurso. Faça como achar melhor – decore o discurso inteiro ou apenas os tópicos, caso prefira explorá-los ao longo do discurso. Mas a prática mais importante é a prática da oratória. Fique de pé em seu quarto e faça o discurso.

Faça isso em frente a um espelho. Avalie-se a si próprio enquanto estiver fazendo isso. Você descobrirá um monte de coisas que pode melhorar.

Quando terminar de fazer o discurso pela primeira vez, faça uma pausa e depois diga-o de novo em frente ao espelho. Você verá que as falhas terão diminuído significativamente. Você será capaz de falar melhor também. Fazer isso algumas vezes ajuda realmente.

Os psicólogos dizem que as pessoas ficam com medo de palco não porque elas tenham que fazer um discurso ou atuar em palco mas porque elas estão muito conscientes sobre a sua aparência e sobre a forma como se apresentam. Quando você pratica em frente a um espelho, você pode corrigir a maior parte desses problemas. Na verdade, você vai acabar gostando da forma como você se apresenta após as primeiras vezes. É nessa altura que o discurso ficará mais fluido.

Depois, peça a alguém para te ouvir. Peça para que te critiquem abertamente. Trabalhe em cima dessas críticas para que você se saia melhor em palco. É ótimo se você conseguir pedir a algumas pessoas que ouçam você fazendo o discurso porque você pode ter muitas respostas diferentes. Tente remover essas falhas.

Quando estiver em palco, tenha em mente que essas pessoas também são como você. Muitas delas têm medo de palco também, e se elas fossem chamadas ao palco neste preciso momento suas pernas ficariam que nem gelatina. Você está se saindo muito melhor. Isso aumenta sua confiança; você é capaz de falar muito melhor.


Adicionar Comentário