A parte que tem de ser mais eficaz num discurso cativante, O encerramento

O encerramento é o que perdura na mente dos ouvintes mesmo depois de o discurso terminar. Se empenhe nisso; em grande parte é isso que torna seu discurso mais impactante.

Se você faz um ótimo discurso mas o termina de uma forma que não impressiona, uma grande parte dele se perde. Quando você fala de forma eficaz, as pessoas se interessam bastante pelo que virá a seguir. As pessoas em geral têm um raciocínio que as faz pensar que o melhor fica sempre guardado para o final. É por esse motivo que elas estão sempre empolgadas para ouvir o encerramento do discurso. Mas se você não se empenhar nisso, seu discurso se tornará numa causa completamente perdida.

Aqui estão diferentes formas nas quais você pode dar a seu discurso um clímax eficaz.

  1. Coloque uma questão no final. Essa questão deve estar relacionada ao que você acabou de falar. Faça uma questão ligeiramente difícil, uma questão cuja resposta não venha de imediato ao pensamento. No entanto, a questão deve fazer a plateia se recordar do que você acabou de dizer e procurar a resposta. Oradores eficazes são conhecidos por usarem este pequeno artifício que faz com que os seus discursos fiquem na mente dos ouvintes por um longo período mesmo após terminarem.
  2. Coloque uma ótima citação no final. Perca tempo em busca dessas citações na Internet ou em outro lugar e fale com desenvoltura. Não aprofunde essas citações; deixe-as ficar na mente da plateia.
  3. Resuma tudo no fim. Se você não sabe como encerrar seu discurso de forma eficaz, apenas faça um resumo. Isso também ajuda pois te dá uma oportunidade de reforçar o que você acabou de dizer na mente do público.
  4. Se você tem algo a revelar, deixe essa revelação para o fim. Essa é uma ótima forma de deixar as pessoas interessadas no que você falou. Depois de você ter feito o anúncio para a revelação, resuma os pontos principais do seu discurso.
  5. Faça um apelo sincero. Isso funciona se seu discurso é por uma causa. Ou peça a outra pessoa – uma personalidade eminente, se possível – que se prontifique e faça o apelo. Passe para ela o microfone e saia do palco.

Essas são várias formas de dar um final eficaz ao seu discurso. Com o tempo, foi provado que todos esses métodos funcionam.


Adicionar Comentário