Como gerir melhor o seu tempo no trabalho

Muitas pessoas têm problemas com a gestão do seu tempo no trabalho. Em alguns casos até desejamos que o dia tenha mais horas para cumprirmos todas as tarefas que temos entre mãos, sem que seja necessário acabar por levar trabalho para casa.

Uma boa gestão de tempo é essencial para uma vida profissional de sucesso, tornando-se assim essencial encontrar estratégias que ajudem a melhorar este aspecto para atingirmos também maior eficiência.

Seguem-se algumas dicas de como gerir melhor o seu tempo no trabalho.

 

 

  • Deixe de “saltar” entre tarefas. Uma coisa é conseguir fazer várias tarefas ao mesmo tempo (o chamado “multitask”) outra coisa bem diferente é começar uma tarefa, não a terminar e pular para outra diferente. Isto é um ciclo vicioso e que reduz ( e muito!) a sua produtividade e eficiência laboral. Começar uma tarefa e levá-la até ao fim de uma só vez torna-se nestas situações mais eficaz que tentar cumprir 2 ou 3 ao mesmo tempo. Se precisa realmente de fazer algumas tarefas em simultâneo, então aconselhamos que as deixe apenas para o final, quando já não tiver outra hipótese. Cumprir uma tarefa de cada vez vai deixá-lo mais concentrado e relaxado naquilo que tem à sua frente, acabando o trabalho também por refletir uma maior qualidade.
  • Divida as tarefas em partes. Faça um planeamento cuidado, com cada etapa a elaborar e um tempo estipulado, pois desta forma vai ficar com uma ideia concreta de quanto tempo cada tarefa irá demorar e poderá gerir o seu horário da melhor forma.
  • Nada de procrastinar. Nunca deixe para depois aquilo que pode fazer agora. Por exemplo, se tem um projeto para apresentar daqui a 2 semanas, então não deixe tudo para fazer 2 dias antes. Tente pelo menos iniciar o projeto no espaço dos 3 primeiros dias e depois ir dando algum avanço. Mais uma vez, aconselhamos que  reparta o projeto global em partes mais pequenas, cada uma delas com um prazo para ser cumprida. Desta forma irá manter-se sempre motivado ao longo de todo o projeto e mais focado para o cumprir dentro do período estipulado.
  • Perca algum tempo a avaliar o seu próprio trabalho. Tente visualizar a tarefa a desempenhar (ou a tarefa que já elaborou), de modo a conseguir analisar o que pode melhorar, aquilo que funcionou bem e aquilo que não funcionou de todo.  A auto-avaliação irá torná-lo mais eficiente a longo prazo e ajudá-lo a realizar cada tarefa dentro do tempo estipulado. O fundamental é melhorar a sua gestão de tempo no trabalho, o que (quando bem feito) irá também melhorar a sua produtividade e eficiência.

One Response

  1. Patrícia 21 de Janeiro de 2013

Adicionar Comentário