Como fazer uma planilha de gastos

A tarefa de controlar os nossos gastos fica muito mais fácil se tiver uma ferramenta personalizada, com as receitas e gastos de acordo com as necessidades.

Sendo assim, aprenda como fazer uma planilha de gastos com o Excel.

Confira já de seguida o passo-a-passo.

Passo-a-passo

  • gastosDepois de organizar a planilha com os doze meses em colunas, deverá começar por preencher a área das receitas,  ou seja, com todo o dinheiro que entra mensalmente. O campo das despesas irá conter os gastos mensais.
  • Selecione todas as colunas de receitas, incluindo a linha Total de receitas. No menu Início, selecione número – moeda – casas decimais 2 – símbolo € e depois clique em OK. De seguida, selecione as colunas despesas, incluindo a do total e a de quanto sobrou. Na opção iniciar, escolha número – moeda – casas decimais 2 – símbolo € – e clique em OK. Na coluna total de receitas, selecione a célula do mês de Janeiro e vá à opção de fórmulas – matemática e trigonometria – soma.
  • Vai agora ter uma janela argumentos da função. Selecione as células que deseja e clique em OK. Para que as restantes células fiquem com a mesma fórmula, basta clicar na B8 (total receitas Janeiro) e arrastar até à última célula. Clique, então, no total de despesas do mês de Janeiro. Vá à opção fórmulas – matemática e trigonometria – soma.
  • Em argumentos da função, selecione as células desejads e clique em OK. Para as restantes células ficarem com esta fórmula, basta clicar na célula que já tem a função e arrastar até à última célula.
  • Para calcular quanto sobrou nesta sua planilha de gastos, và á célula B30 e digite =Soma(total receita – total despesa) e clique em Enter. Clique nessa célula e arraste até à última que pretende que pretende que fique com esta fórmula. Deverá lançar as receitas do mês de Janeiro e verifique o campo total de receitas e quanto sobrou. Elas deverão ter o mesmo total, pois ainda não inseriu qualquer despesa.
  • Saiba que quando estiver a fazer uma planilha de gastos e, após lançar as despesas, o campo quanto sobrou irá ficar atualizado com o saldo total do mês de Janeiro. Claro que, de acordo com o mês e com as despesas, você poderá acrescentar linhas. Por forma a incluir a nova informação, clique com o botão direito do rato na linha onde pretende incluir esse novo gasto, selecionando incluir e escrever o gasto em questão.
  • Quando acrescentar uma linha, deverá verificar em total de despesas/receitas se a fórmula está a fazer o cálculo em todas as linhas. Para confirmar se está correto, basta fazer um duplo clique sobre o total e verá as células selecionadas. Se, passados os meses, a conta começar a ficar no vermelho, deverá parar tudo e rever todos os seus custos.
  • Um exemplo de como organizar e fazer a sua planilha de gastos, é colocar subcategorias, por exemplo, casa, água, luz, gás. Em todo o caso, o importante é a pessoa encontrar a forma mais fácil de se organizar no controle do seu dinheiro, pois com isso certamente ficará mais fácil saber onde estão eventuais erros e acertos de finanças.

Adicionar Comentário