Como fazer uma folha de pagamento

Uma folha de pagamento é um documento que basicamente tem na sua constituição a lista de remuneração mensal de uma certa empresa ou instituição, seja ela pública ou privada.

Apesar de quase todas as pessoas saberem o que é uma folha de pagamento, a maioria delas não sabe como fazer uma. Conheça agora a resposta à pergunta ”Como fazer uma folha de pagamento?” com o guia passo a passo.

Passo a passo

  1. Numa folha de pagamento completa e de qualidade, não é apenas informado a remuneração mensal de cada funcionário, como também existem dados referentes aos nomes dos funcionários. Estes dados enumeram qual é o cargo de cada um deles, podendo ainda constar a divisão dos funcionários por categoria de contribuição à previdência, como por exemplo, os empregados segurados, os trabalhadores avulsos ou até contribuintes individuais, o nome das funcionárias da empresa ou instituição que estão em gozo de salário maternidade, os descontos legais que estão presentes na Constituição e informações a respeito das partes integrantes e não integrantes da remuneração.
  2. Normalmente o departamento pessoal de uma empresa ou instituição, é o responsável pelo processo de execução da folha de pagamento, que não é nada mais do que a transformação de todas as informações referentes aos funcionários em informações para fins contáveis, operacionais e fiscais. Este tipo de informações são totalmente necessários para executar uma folha de pagamento de um funcionário, para além disso são precisas as ocorrências mensais do mesmo, as informações que descrevem os fatos que envolvem a relação do trabalho do funcionário ou empregado com a empresa ou instituição em causa.
  3. De um ponto de vista contabilístico, mesmo alguns empresários não sabendo, a folha de pagamento possui um papel bastante importante, pois nela estão descritos os gastos que foram efetuados pela empresa ou instituição referentes aos salários e aos encargos sociais, e esses fatores afetam os lucros da empresa ou instituição em causa. De um ponto de vista ético, a existência de uma folha de pagamento é muito importante, pois evita que ocorra uma grande série de erros e irregularidades que têm a capacidade para afetar diretamente a produção de uma certa empresa ou instituição. Normalmente as empresas fazem as folhas de pagamento em intervalos regulares durante o mês, pois para além de afetar diretamente o seu faturamento, também evita com que haja várias irregularidades na sua renda.

Adicionar Comentário