Como fazer uma entrevista

Hoje em dia, qualquer pessoa num certo ponto da sua vida profissional poderá passar pela experiência de entrevistar futuros empregados ou mesmo servir como intermediário entre empregado e empregador, pelo que saber como fazer uma entrevista é da máxima importância.

Se tem pela frente a tarefa de fazer uma entrevista, então confira as próximas dicas, de modo a tornar todo o processo mais eficaz e profissional.

Elaborar a entrevista

Comece pelo princípio, ou seja, por explicar como vai ser a entrevista. É importante esclarecer o que pretende dessa reunião e desse primeiro encontro. Não se esqueça nunca de explicar qual é o objetivo da entrevista.

O entrevistador também deverá assegurar e comunicar ao entrevistado a confidencialidade da entrevista e a forma como os seus dados pessoais serão tratados e guardados. Além disto, há que ressaltar a necessidade de conseguir a colaboração do entrevistado, sem que hajam preocupações de qualquer ordem.

entrevista

 

Seja qual for a entrevista e a sua finalidade, torna-se essencial criar um ambiente em que esta decorra de forma agradável. Quem vai conduzir a entrevista, também se deverá preocupar em ter a certeza de que o local ou espaço da entrevista irá favorecer a descontração do entrevistado, atendendo a pormenores como temperatura, luz e arrumação da mesa onde se vão ambos sentar.

Para fazer uma entrevista corretamente há que também manter uma distância audível entre o entrevistado e o entrevistador, sendo que esta não deverá ser mais do que dois metros.

Por outro lado, nos casos em que existem entrevistas de grupo, poderá ser vantajoso que divida as pessoas em pequenos grupos, preservando a privacidade de cada entrevistado.

Em alguns casos, poderá permitir que seja o entrevistado a manter o “controlo” da entrevista, podendo avaliar algumas caraterísticas da sua personalidade, iniciativa e improviso.

Visto o entrevistado ser o centro da questão, deverá saber ouvir e compreender respostas e dúvidas, usando um tom informal quando falar durante toda a conversa. A entrevista deve ainda consistir numa mistura da linguagem escrita e da linguagem oral.

Comece por colocar questões que impliquem uma resposta fácil para que o entrevistado se sinta à vontade. Peça-lhe para que fale sobre aquilo em que está a pensar e o que pensa fazer. O entrevistador deverá evitar influenciar as respostas com a entoação ou destaque em certas palavras. Poderá, mesmo, pedir exemplos de situações, pessoas ou objetos que auxiliem o entrevistado a se exprimir.

Preparação

Antes de começar a entrevista, o entrevistador deverá, previamente, verificar os seus suportes para poder registar o que for importante para o processo de recrutamento.

Caso queira gravar a entrevista de trabalho com áudio e/ou som, deverá perguntar se o entrevistado se importa com essas gravações. Não resuma o que o entrevistado diz ao mínimo. As respostas e forma de se fazer expressar são pormenores importantes a manter na memória do entrevistador e que lhe vão permitir fazer a distinção entre cada candidato.


Adicionar Comentário