Como fazer um recibo de pagamento

Para chegar até este artigo, provavelmente você tem um pequeno negócio ou trabalha como freelancer e precisa de passar recibos de pagamentos aos seus clientes.

Este recibos registam os serviços que você realizou, quanto dinheiro foi pago e qual foi o método de pagamento utilizado. São elementos importantes para o seu negócio, pois é normal que tal como o vendedor o comprador também queira ter os seus registos.

Os recibos normalmente são feitos a partir de papel carbono e devem ter sempre espaço para uma lista de itens ou serviços que foram prestados.

Siga o seguinte passo-a-passo para saber como fazer um recibo de pagamento.

Passo-a-passo

  1. dinheiroA primeira coisa a fazer é escrever o nome da sua empresa, o seu endereço e número de telefone (se não possuir empresa registada, escreva o seu nome, endereço e telefone) na parte de cima do formulário. Também deverá escrever a data da transação.
  2. A seguir, tem que fazer uma lista detalhada dos benefícios e serviços que foram realizados e vendidos. Escreva o nome de cada item, o preço dele, a quantidade que foi comprada e o valor total para esta tal quantidade total. Esta linha irá ajudar ao cliente distinguir os serviços ou itens pelos quais ele está a realizar pagamentos.
  3. Faça a soma do custo total de todos os benefícios e serviços que foram prestados na parte inferior e coloque no campo de subtotal do formulário. Coloque também lá as taxas no campo abaixo e por fim faça a soma de tudo para chegar até ao valor total. Faça um círculo à volta do total para destacar.
  4. Chegou a hora da última etapa, registe o método de pagamento efetuado, como por exemplo dinheiro ou transferência bancária. Assine o recibo, isto vai ser necessário e obrigatório para torná-lo num recibo oficial, pois este foi feito à mão. Guarde uma cópia do recibo de pagamento para si e dê outra ao seu cliente.

Adicionar Comentário