Regras do Voleibol

Este desporto, praticado essencialmente com as mãos, sem que haja contacto físico entre jogadores adversários, tem hoje em dia duas variantes, ambas muito populares. Voleibol de pavilhão, jogado com seis jogadores em cada equipa, e voleibol de praia, com dois jogadores por equipa. A sua popularidade é bem visível pelo número praticantes em todo o mundo, e também, pelo interesse demonstrado por esse mundo fora, tanto pela versão indoor, como pela versão exterior.

Regras do Voleibol

As origens deste jogo remontam aos finais do século XIX, nomeadamente a 1885, em Massachussets, Estados Unidos da América, pelo responsável pela Educação Física no Colégio de Holioke, William G. Morgan. Inspirado no ténis, este desporto foi inicialmente criado com o objetivo de poder ser praticado durante o inverno.

Voleibol de pavilhão

Além disso, também era intenção do seu inventor que esta modalidade fosse menos cansativa que outras, como o basquetebol, mas ao mesmo tempo, igualmente motivante.

Neste artigo iremos apresentar as regras básicas deste jogo, na variante indoor de voleibol de 6.

  • Cada equipa é constituída por 6 jogadores de campo e 6 jogadores suplentes.
  • Neste jogo não existe uma duração definida. Ao contrário da maioria dos outros jogos coletivos, o voleibol não se joga por tempo mas sim por pontos. Assim, vence primeiro a equipa que vencer três sets. Em cada set, vencerá a equipa que fizer primeiro 25 pontos, com vantagem mínima de dois pontos para o adversário. Se chegar aos 25 pontos e tiver apenas um ponto de vantagem, o jogo prosseguirá até se alcançar essa vantagem mínima. Se houver um empate a dois sets, o último set será jogado até aos 15 pontos, com a necessária diferença mínima de dois pontos.
  • Uma equipa marca um ponto quando consegue colocar legalmente a bola no campo adversário e esta tocar no chão, ou então, quando um jogador adversário atira a bola para fora do campo de jogo.
  • Para iniciar o jogo, um jogador irá volar, isto é, bater a bola depois da linha final do seu campo, de maneira a que ela ultrapasse por cima a rede e caia no campo adversário. Os jogadores da outra equipa terão então de, com três toques ou menos, um por jogador, devolver a bola para o campo contrário, e assim por diante até que uma das equipas consiga colocar a bola no chão adversário ou obrigar a outra a colocar fora do campo do jogo.
  • O voleibol de 6 joga-se num campo retangular com 18m de comprimento e 9m de largura, com uma rede com 2,42m de altura no meio. No caso do voleibol feminino, a rede está a uma altura de 2,24m. Cada metade está dividida em duas partes: a zona de ataque, com 3m de largura, e a zona de defesa, com 6m de largura.

Regra da Rotação no Voleibol

Existe no voleibol a chamada regra da rotação. Assim, a cada serviço ganho, os jogadores de campo rodam uma posição no sentido dos ponteiros do relógio.

Sempre que um jogador toque na rede, é considerada falta, e consequente ponto e direito ao serviço para a equipa adversária.


Adicionar Comentário