Regras do jogo das damas

As damas são um jogo que está presente em muitos lares por esse mundo fora. Jogo simples e fácil de aprender, é a garantia de um tempo bem passado e de diversão, ao mesmo tempo, que se desenvolvem capacidades como pensamento estratégico e matemático.

Origem do jogo das Damas

As damas têm uma origem algo difusa. Devido à existência de pinturas e tabuleiros encontrados em túmulos no Egito, há quem pense que teve origem aí. No entanto, o facto de haver outros jogos de tabuleiro conhecidos no antigo Egito, e terem sido encontrados achados arqueológicos noutros locais do mundo, que indiciam jogos muito parecidos, impede que se dê uma certeza quanto às suas raízes.

No entanto, temos indícios e provas suficientes para saber a história deste jogo a partir da Idade Média. Foram editados alguns livros sobre as Damas em Espanha, no século XVI, já com matéria teórica avançada sobre a estratégia das Damas. Apesar de esses livros não terem sobrevivido ao tempo, sabe-se que existiram através de citações de outros autores sobre os mesmos.

jogo das damas

Com o passar dos anos, o jogo foi-se celebrizando e ficando cada vez mais popular. O primeiro campeão mundial conhecido foi Isidore Weiss, austríaco, em 1895. Já no século XX, fundou-se a Federação Mundial.

Neste artigo, apresentamos as regras básicas deste jogo.

Regras do jogo das Damas

  • O jogo das Damas é praticado num tabuleiro com 64 casas. Essas casas são claras e escuras, alternadamente. A maior diagonal, preta, deverá ficar à esquerda de cada um dos jogadores.
  • O objetivo das Damas é capturar todas as peças do adversário. No entanto, poderá ficar alguma peça, desde que imobilizada.
  • As Damas têm apenas dois jogadores, e cada um terá 12 peças. Um terá 12 peças brancas e o outro terá 12 peças pretas. O que tiver as peças brancas será o primeiro a jogar.
  • Cada peça apenas pode andar em frente, uma casa de cada vez. No entanto, se chegar à oitava linha, ou seja, a última para si, essa peça passará a dama, ficando com a capacidade de fazer movimentos mais amplos. Assim, a dama poderá andar para qualquer sentido, e várias casas de cada vez. Apenas não poderá passar por cima das peças da mesma cor.
  •  Em caso de haver uma captura possível, ela terá obrigatoriamente de ser feita. Para capturar uma peça de cor contrária é necessário que, caso a captura seja feita por uma peça simples, estejam juntas, e a seguir à peça a capturar esteja um espaço livre. Se for feita pela dama, apenas necessita que o espaço a seguir à peça passível de ser capturada esteja livre. Não se podem capturar duas peças juntas. No entanto, pode capturar várias peças seguidas, desde que estejam espaços livres entre elas.

 Uma peça simples apenas pode andar para trás para capturar uma peça. E se uma dama pode capturar uma peça simples, também uma peça simples pode capturar uma dama. Não há condições especiais para isso ocorrer.


Adicionar Comentário