Regras do Futebol

O futebol é, desde o início do século XX, um dos jogos mais populares em todo o mundo. Com o passar dos anos, rapidamente se impôs como o jogo mais praticado e aquele que mais paixão gera. É assim, desde há muito, o desporto rei! As suas origens não estão ainda bem definidas, mas tradicionalmente, é apontada a Inglaterra, o denominado berço do futebol!

Com o passar do tempo, e com a evolução do próprio jogo, as regras de Futebol foram-se alterando e modificando até estabilizar naquelas que hoje conhecemos. No entanto, como um desporto sempre em evolução, há sempre ajustes que se fazem ao longo do tempo.

regras do futebol

Regras do Futebol

Existem algumas regras básicas no futebol moderno, e que se mantêm desde o início. No futebol são onze jogadores de cada lado, e o objetivo principal é marcar mais golos que o adversário. Falando assim, parece tudo muito simples. Obviamente que as regras não se limitam a isto. Neste artigo iremos abordar as regras básicas do futebol.

  • Cada equipa é composta por onze jogadores, dez de campo e um guarda-redes, que defende a baliza e é o único que pode agarrar a bola com as mãos dentro do campo. No entanto, apenas pode agarrar a bola dentro da pequena área.
  • Durante o jogo, cada equipa pode fazer três substituições. Se o treinador assim o entender, pode substituir um jogador por outro. No entanto, aquele que saiu não pode voltar a entrar.
  • Um jogo de futebol tem a duração de 90 minutos, dividido em duas partes, cada uma com 45 minutos. No final de cada parte pode haver lugar a alguns minutos para compensar paragens demoradas no jogo.
  • Para dirigir a partida, existe uma equipa de arbitragem, que é constituída pelo árbitro principal, dois árbitros assistentes e o quarto árbitro. Nas provas europeias, existem ainda um 5º e 6º elementos, que são os árbitros de baliza.
  • Quando a bola sai da linha final, tocada em último lugar por um jogador da equipa que defende essa baliza, terá lugar o pontapé de canto. A equipa adversária tem assim direito a poder jogar a bola a partir de um dos cantos.

Reposição de bola na linha lateral

Quando a bola sai da linha lateral, haverá lugar à reposição da bola no jogo para a equipa adversária do jogador que a tocou pela última vez. Esta reposição é feita através de um lançamento com as duas mãos, e com ambos os pés no chão fora do campo.

Regra do Fora de Jogo

Uma das regras que poderá ser mais confusa, mas que com a prática, rapidamente perceberá, é a regra do fora de jogo. Quando existe um passe para a frente de um jogador para outro jogador da mesma equipa, é necessário que existam pelo menos dois jogadores adversários entre o jogador que recebeu a bola e a baliza.

Se isso não acontecer, é marcada falta por fora de jogo. No entanto, esta falta apenas tem lugar quando o jogador que recebe a bola está no meio campo adversário. Se estiver no seu próprio meio campo, a regra não se coloca.

Vence a equipa que marcar mais golos, isto é, que introduzir a bola legalmente mais vezes na baliza adversária.


Adicionar Comentário