Regras do Bridge

O Bridge, também conhecido por Bridge Whist, é um jogo de cartas popular em todo o mundo, mas sobretudo nos países de expressão inglesa. Fácil de aprender, é um jogo divertido, mas que ao mesmo tempo, requer e desenvolver capacidades como a memória, a tática, a comunicação e o cálculo mental de probabilidades. Por isso, é hoje em dia usado por muitas escolas em todo o mundo como uma atividade de enriquecimento curricular para as crianças.

Regras do Bridge

As suas raízes remontam ao século XIX, onde a partir de vários jogos de cartas já existentes, foi criada a primeira versão do Whist. Existem referências a alguns desses jogos já no século XVI. O primeiro relato de um jogo de whist é no ano de 1857, em Londres, quando pela primeira vez foi jogado com as regras modernas.

jogo bridge whist

Jogo Bridge Whist

O jogo Bridge Whist apareceu mais tarde, como uma versão do Whist, mas com alguns aspetos diferenciadores. No Bridge a mão ficava exposta na mesa, atuando como morto; o dealer podia anunciar “trunfo” ou “sem trunfos”, podendo ainda passar esse direito para o parceiro; e neste jogo, ao contrário do Whist, não havia limites no direito de dobrar e redobrar.

De seguida vamos apresentar as regras atuais do jogo de Bridge.

  • Neste jogo há 4 jogadores, divididos em dois pares, sentados alternadamente, cada um num dos pontos cardeais Norte, Este, Sul, Oeste. Assim, o parceiro estará sentado na posição oposta à usa. Por exemplo, se estiver sentado no Norte, ele estará no Sul. É um jogo de equipa, onde a capacidade de comunicação é fundamental.
  • No Bridge, usam-se todas as cartas do baralho. Assim, haverá ao todo 52 cartas, 13 de cada naipe. O ranking das cartas neste jogo será Ás, Rei, Dama, Valete, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, e 2.
  • O jogo segue o sentido dos ponteiros do relógio.
  • Cada jogo tem uma duração de tempo aproximadamente de 5 a 7 minutos.
  • Cada jogador é dealer à vez, entregando as cartas uma a uma, começando a entrega pelo jogador à esquerda.

Objectivo do Jogo Bridge

O objetivo do Bridge é realizar o maior número de vazas possível. O jogo tem duas partes: o leilão e o carteio. No leilão decide-se se o jogo é com “trunfo” (um dos quatro naipes, Espadas, Copas, Paus ou Ouros), ou se é “sem trunfo”, não sendo nenhum naipe trunfado. O par de jogadores que ganhar o leilão estará assim comprometido a cumprir as condições do leilão, isto é, ganhar entre 7 a 13 vazas. Dentro do par de jogadores que venceu o leilão, aquele que escolheu o trunfo, ou então, que optou por não haver trunfo, é chamado o Declarante.

Assim, o primeiro a jogar será o adversário à esquerda do Declarante, e a primeira carta chama-se Carta de Saída. O parceiro do Declarante, denominado Morto, coloca as suas cartas na mesa viradas para cima, e com as cartas do naipe trunfado à direita, e apenas jogará as que o Declarante escolher.


Adicionar Comentário