Regras do Basquetebol

O basquetebol é um desporto muito praticado em muitos países do mundo, estendendo-se a sua popularidade a todos os continentes. No entanto, há dois que apreciam mais fervorosamente este jogo: o continente americano, nomeadamente nos Estados Unidos, e o continente europeu, com muitos países a terem este desporto com um dos seus preferidos. Assim, os dois melhores campeonatos de basquetebol são o mítico e espetacular NBA, e o campeonato espanhol.

Regras do Basquetebol

O Basquetebol tem as suas origens numa associação cristã de jovens, chamado YMCA, onde um professor de educação física decidiu inventar um jogo, onde os jogadores teriam que introduzir a bola num cesto. Corria o ano de 1891, na cidade norte-americana de Springfield.

regras basquetebol

Como em qualquer jogo, com o passar dos anos as regras foram sendo atualizadas, sempre no sentido de evoluir o jogo. Neste artigo iremos apresentar as regras básicas atuais do jogo de basquetebol.

  •   O objetivo principal do jogo é marcar mais pontos que o adversário. Marcam-se pontos quando se introduz a bola no cesto. O lançamento de campo vale 2 pontos, ou se for feito depois da linha de três pontos, vale 3 pontos. Um lançamento de lance livre vale 1 ponto.
  •  Cada equipa é constituída por 5 jogadores de campo e 7 suplentes. No basquetebol, as substituições não são limitadas, e cada jogador pode entrar e sair várias vezes ao longo do jogo. No entanto, as substituições apenas se podem realizar com o jogo parado.
  •  Um jogo de basquetebol dura 40 minutos, divididos em 4 períodos. Se no final do jogo a pontuação estiver empatada, são adicionados mais 5 minutos. Se no final desse tempo ainda continuar empatado, o jogo prolonga-se em múltiplos períodos de 5 minutos, até o jogo desempatar.
  •   O jogo inicia-se com o lançamento de bola ao ar pelo árbitro, entre dois jogadores adversários, no círculo central, apenas podendo cada um deles tocar na bola a partir do momento em que ela atinja o seu ponto mais alto. Os restantes jogadores têm que estar fora desse círculo. Nos restantes períodos, o jogo inicia-se com a reposição alternada da bola na linha lateral.
  • Quando a bola sai do campo, ou quando há uma infração das regras, haverá lugar à reposição da bola na linha lateral. Quando a equipa adversária encesta, a reposição da bola é feita na linha final.

Como funciona o Jogo Basquetebol

A bola apenas pode ser jogada com as mãos. É permitido passar, lançar, bater a bola e driblar. No drible, não pode driblar, agarrar a bola e depois voltar a driblar. Depois do drible, quando agarra a bola, apenas pode passar ou lançar. Se voltar a driblar, estará a incorrer numa infração. Quando tem a bola agarrada nas mãos, não poderá dar mais que dois passos com ela.

Faltas no Basquetebol

Quando existem faltas pessoais, isto é, sobre outro jogador, existem várias penalizações: quando este está a tentar lançar, haverá lugar a dois lances livres, se na área dos dois pontos, ou a três lances livres, se tiver ocorrido após a linha dos três pontos; quando não está no ato de lançamento, a bola será reposta na linha lateral.

Quando um jogador chegar à sua 5ª falta pessoal ou técnica, será excluído do jogo, sendo substituído por outro jogador.


Adicionar Comentário