Regras do Andebol

O Andebol é hoje em dia um dos mais populares jogos em todo o mundo. Particularmente difundido através das escolas, rapidamente se tornou um jogo com milhões de praticantes em todo o mundo, tanto entre elementos do sexo masculino e feminino. Este desporto em particular têm algumas normas especificas que terá de saber, entre elas iremos explicar as Regras do Andebol em detalhe.

Regras do Andebol

Este desporto tem as suas origens no século XIX e XX na Alemanha e na Dinamarca. Depois de uma viagem ao Uruguai, onde observou um jogo chamado Balón, criado por Alberto Valleta, que se jogava com as mãos, o professor alemão da Escola Normal Superior Educação Física, Karl Schellenz, inspirou-se nele e criou o Andebol de 11, que se jogava num campo com o tamanho dos campos de futebol, e com regras semelhantes a este desporto. Entretanto, também na Dinamarca, Maximilian Heiser criou um jogo idêntico, mas com 7 jogadores. Devido às condições climatéricas dos países escandinavos, esta versão era jogada dentro de pavilhões. Ao fim de alguns anos, o desporto que prevaleceu foi o Andebol de 7 indoor.

regras do andebol

O Andebol mais jogado é o Andebol de 7

Apesar das várias variantes originais, a versão que ficou com o andebol de 7. Assim, as regras atuais derivaram das regras originais deste jogo. Ao longo dos anos, várias atualizações foram feitas, mas as regras elementares continuam a ser basicamente as mesmas. De seguida iremos abordar as regras básicas deste desporto.

Cada equipa de andebol tem 7 jogadores de campo, sendo um deles o guarda-redes, havendo ainda 7 jogadores suplentes. Não existe limite para as substituições dos jogadores. Cada um pode entrar e sair do jogo em qualquer altura, desde que o jogador que vão substituir já tenha abandonado o campo de jogo.

Tempo duração Jogo Andebol

Um jogo de andebol tem a duração de 60 minutos, divididos em duas partes de 30 minutos. Pelo meio, há um intervalo de 10 minutos. Cada equipa tem direito a uma paragem de jogo em cada uma das partes, com a duração de 1 minuto. Esta paragem tem o nome de “time-out”.

O andebol é apenas jogado com as mãos. Cada jogador pode passar, rematar ou driblar. O jogador apenas pode driblar uma vez. Depois de voltar a agarrar a bola, terá que passar ou rematar. Se der mais de três passos com a bola nas mãos, cometerá uma infração e a equipa perde a posse da bola.

Campo do Jogo de Andebol

A área que rodeia a baliza está limitada por uma linha curva a 6 metros da baliza. Nenhum jogador pode pisar essa área à exceção do guarda-redes. Quando isso acontece, poderão haver três penalizações possíveis: lançamento de baliza, quando o atacante pisa a área, perdendo assim a posse da bola; lançamento livre, se um defensor pisar a sua área na sua movimentação defensiva, mas sem anular uma possível jogada de golo; lançamento de sete metros, quando o defensor pisa a sua área para tentar anular uma jogada clara de golo.

A equipa que marcar mais golos será a vencedora. O golo é validade sempre que ultrapasse totalmente a linha de baliza, e desde que não tenham sido infringidas nenhuma das regras de jogo.


Adicionar Comentário