Regras das equipas B

Benfica Sporting

As equipas B ganharam nos últimos tempos uma exposição muito grande, devido ao facto de terem surgido novamente as equipas B dos chamados clubes grandes, que passaram a competir na 2º liga, campeonato profissional. Há portanto agora, equipas como o Benfica B, o Sporting B, um Porto B, e também um Braga B, apenas falando dos maiores clubes portugueses. Mas não se fica por aí, pois há ainda outros clubes que formaram equipas B. E este tipo de equipas não se limita a Portugal. Em Espanha há um Real Madrid B e um Barcelona B, existindo ainda equipas C destes dois clubes.

As equipas B não são algo novo. Já há muitos anos atrás existia algo semelhante, chamadas equipas de reservas, como ainda existe hoje em Inglaterra. Foram anos com equipas onde cada clube usava essas equipas para rodar jogadores mais novos ou recentes no clube, além de permitir uma entrada mais calma na competição a jogadores vindos de lesão ou em baixo de forma. No entanto, sendo apenas equipas de reservas, mesmo nestes jogos mostrava-se a rivalidade saudável, com milhares de adeptos a presenciarem jogos, como por exemplo entre as equipas de reserva do Benfica e do Sporting! No entanto, sendo equipas do mesmo clube a competir em campeonatos profissionais, existem regras para que isso possa acontecer. Assim, neste artigo iremos falar das regras específicas para estas equipas.

equpa b

Regras das equipas B

  • Nas equipas B de cada clube apenas podem alinhar jogadores que tenham idades entre 16 e 23 anos. No entanto, em cada jogo poderão jogar 3 jogadores com mais de 23 anos. Os jogadores da equipa A podem alinhar pela equipa B e vice-versa.
  • O plantel não pode usar mais que 27 jogadores com contrato profissional ou contrato de formação durante a época desportiva.
  • Na formação inicial da equipa B em cada jogo, dos 11 jogadores titulares e 7 suplentes, 10 têm que ter sido formados localmente. Considera-se um jogador formado localmente aquele que tiver jogado em equipas portuguesas durante três anos, enquanto tinha entre 15 e 21 anos.
  • A equipa principal e B não podem jogar na mesma divisão. Assim, se a equipa principal descer para a divisão onde a equipa B se encontra, esta terá obrigatoriamente também de descer à divisão imediatamente inferior. Desta maneira, a equipa B nunca poderá subir ao campeonato principal, pois terá sempre que estar numa divisão inferior à equipa A.
  • A equipa B não pode participar na Taça de Portugal ou na Taça da Liga.
  • Um jogador que alinhe por uma das equipas, seja ela a principal, seja ela a B, terá que ter um intervalo de 72 horas até poder alinhar novamente pela outra equipa. Por exemplo, se um jogador participar num jogo da equipa principal, apenas três dias depois poderá alinhar, se tal for decidido, pela equipa B, e vice-versa.
  • Um jogador que tenha recebido o 5º amarelo no campeonato, ficando por isso afastados no jogo seguinte da equipa principal, não poderá ser utilizado na equipa B, para “limpar” essa penalização.

Adicionar Comentário