Regras da FIFA

regras da fifa

A FIFA, acrónimo de Fédération Internationale de Football Association (em português, Federação Internacional das Associações de Futebol) é uma instituição internacional, que comanda e regula as associações de futebol e suas variantes, de todos os países associados. É a segunda instituição internacional com mais membros, tendo 208 países associados. Os seus associados estão divididos em seis confederações continentais: Ásia (AFC), África (CAF), Europa (UEFA), Oceania (OFC), América do Sul (CONMEBOL), e Américas do Norte e Central e o Caribe (CONCACAF).

A FIFA começou em 1904, mais propriamente, a 21 de maio desse ano, em Paris. Esta entidade surgiu pela necessidade de regulamentar de uma forma idêntica para todos os países, visto o futebol ser nessa altura um desporto num estado ainda muito embrionário, mas em grande expansão. A maioria dos grandes clubes mundiais teve a sua fundação nessa altura. Assim, começaram a surgir associações de futebol em cada país, e houve a necessidade dessas associações se unirem para a unificação das regras de funcionamento e de competição.

Atualmente, a FIFA está sedeada em Zurique, Suiça, e o seu presidente é Joseph Blatter. Tem quatro Línguas oficiais: alemão, inglês, espanhol e francês.

regras da fifa

Apesar da instituição FIFA regulamentar e dirigir o futebol a nível mundial, as regras do jogo não estão sob a sua alçada. Existe uma entidade própria, com autonomia, que discute e altera se assim o entender as regras do futebol. Este comité denomina-se International Football Association Board, e metade dos seus dirigentes são pertencentes à FIFA. Neste artigo, iremos apresentar as principais regras e funções da FIFA.

Principais regras da FIFA

  • A FIFA, sendo o máximo dirigente do futebol mundial, tem responsabilidades sobre os princípios elementares do jogo. Um desses princípios tem a ver com a qualidade das bolas usadas nas competições das associações sob a sua alçada. Assim, a FIFA desenvolveu um sistema de testes que visa assegurar a qualidade das bolas usadas. Uma das regras da FIFA é que esteja assegurada a mais alta qualidade na bola de jogo dos jogos de competições da FIFA ou jogos internacionais sob a alçada de uma das suas afiliadas.
  • Atualmente a FIFA permite que o campo de jogo seja com relvado natural ou sintético. O campo terá que obedecer a critérios muito específicos, com comprimentos e larguras dentro dos limites definidos. Se algum dos critérios definidos pela FIFA não estiver em conformidade, ela não autorizará a realização de jogos internacionais nesse campo.
  • Em todas as competições da FIFA, terão que ser respeitadas todas as regras básicas do futebol, elaboradas pela International Football Association Board, sendo aplicadas pela equipa de arbitragem.
  • A FIFA, através de um sistema de pontos, atualiza mensalmente um ranking de seleções nacionais.
  • A FIFA tem a seu cargo a realização de um torneio de futebol, de 4 em 4 anos, onde estarão as melhores 32 seleções nacionais apuradas em torneios de apuramento em cada confederação continental. Além dessa competição, organiza ainda a Taça das Confederações, onde entrarão os campeões de cada confederação, mais o campeão mundial e o país anfitrião.
Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
Categorias do artigo:
Regras de Jogos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *