História do Futebol em Portugal: como nasceu SLBenfica, Sporting e FCPorto

eO futebol em Portugal apareceu pela primeira vez na Camacha, Ilha da Madeira em 1875. Foi um estudante inglês que vivia na Ilha da Madeira que introduziu o jogo, trazendo uma bola e as regras de Inglaterra.

Em Portugal continental o futebol apareceu pela primeira vez através de Guilherme Pinto Bastos que em 1888 organizou a primeira partida de futebol com uma bola que trouxe de Inglaterra.
Poucos meses depois, Guilherme Bastos organizou o primeiro jogo entre Portugal e Inglaterra e foi em janeiro de 1889 que Portugal ganhou a Inglaterra por duas bolas a uma.

Na década de 90 do século XIX, o futebol começou a ser praticado em academias e nasceram os primeiros clubes por todo o país.

Até o final do século, associações como Club Lisbonense, Grupo Sportivo de Carcavelos, Braço de Prata, Real Ginásio Clube Português, Estrela Futebol Clube, Académico Futebol, Campo de Ourique, Porto Cricket, e Sport Clube Vianense apareceram ou criaram secções para jogar futebol.

Foi já no século XX que o futebol português se internacionalizou entre clubes, O Clube Internacional de Foot-Ball (fundado em 1902), jogou em 1907 e, ganhou, contra o Madrid Football Club na capital espanhola.

Em 30 anos apareceram os 3 grandes clubes: Sport Lisboa e Benfica (1904), Sporting Clube de Portugal (1906) e Futebol Clube do Porto (1893-1906) que se foram afirmando com as suas vitórias tanto em Portugal como a nível internacional como grandes clubes, conquistando praticamente todos os títulos que é possível ganhar tanto em provas nacionais como Europeias ou mundiais.

 

futebol em portugal

Sport Lisboa e Benfica

Em 28 de fevereiro de 1904, um conjunto de 24 jovens ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa, liderados por Cosme Damião, criaram em Belém o Sport Lisboa. Nessa mesma reunião de criação do clube foi definido que o Sport Lisboa passava a jogar sempre de vermelho e branco e que teria como símbolo uma águia.

Foi em 1908 que se deu a fusão do Sport Lisboa com o Sport Benfica que tinha como modalidade principal o ciclismo. Foi com esta fusão que nasceu o atual símbolo do Sport Lisboa e Benfica, assim como o seu nome.

Foi em 1919 que o Sport Lisboa e Benfica passou a realizar pela primeira vez na península Ibérica jogos à noite.

Nos anos 20, o Sport Lisboa e Benfica torna-se um clube eclético criando as secções de hóquei em patins, hóquei em campo, râguebi, basquetebol, andebol, bilhar e voleibol.

Em 1934 começaram os campeonatos nacionais de futebol, o Sport Lisboa e Benfica não ganhou o primeiro campeonato, mas ganhou os 3 seguintes.

Na década de 50 O Sport Lisboa e Benfica foi o único clube português a ganhar a taça Latina que foi a predecessora da Liga dos campeões.
Na década de 60 o Sport Lisboa e Benfica ganhou duas taças dos campeões Europeus.

Sporting Clube de Portugal

O Sporting Clube de Portugal nasceu em 1906 por José de Alvalade, que com a ajuda financeira do seu avô, teve como missão criar um dos maiores clubes da Europa.
Em 3 de fevereiro de 1907, realizou-se o primeiro jogo oficial de futebol do Sporting Clube de Portugal, tendo perdido por 5-1 no jogo contra o Cruz Negra.
O primeiro campo e sede foram edificados no Sítio das Mouras, a 4 de Julho de 1907.
As primeiras instalações do Sporting Clube de Portugal foram consideradas as melhores do país para a época.
Nas décadas de 40 e 50, o Sporting ganhou 10 títulos de campeão nacional de Futebol e 5 taças de Portugal.

Futebol Clube do Porto

O Futebol Clube do Porto foi dos 3 grandes o primeiro clube a aparecer A 28 de setembro de 1893 no dia do aniversário do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia, fundado, por um jovem de 20 anos António Nicolau d’Almeida, que era um comerciante de vinho do Porto que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra.

No dia 8 de outubro o Futebol Clube do Porto joga o primeiro jogo da história do clube, contra o Clube de Aveiro.
Após o afastamento do fundador António Nicolau de Almeida, o Clube quase desaparece, sendo mesmo feita um relançamento do clube em 1906 por José Monteiro da Costa.

A nova fundação do Futebol Clube do Porto no dia 2 de agosto de 1906, assume o clube como um clube eclético, onde se começou a praticar ´varias modalidades desportivas. Foi também decidido o azul e branco como as cores do clube.

O primeiro campeonato nacional de futebol em 1934-1935, foi ganho pelo clube por dois pontos de vantagem sobre o Sporting Clube de Portugal.


Adicionar Comentário