Faça desporto mas com segurança

Ser activo é um ingrediente essencial em qualquer receita para viver mais tempo. Mas se o exercício que escolheu foi descer a Pista de Cresta de cabeça para baixo, em cima de um trenó skeleton, essa pode ser também a sua perdição. Embora a excitação inerente a um desporto de aventura possa proporcionar aquele factor de bem-estar tão apreciado por alguns, um acidente grave pode tirar-lhe a vida. Os ferimentos são um risco sempre presente na maioria dos desportos.

A Comissão para a Segurança dos Produtos de Consumo dos Estados Unidos calcula que os números mais altos de ferimentos provocados pela prática de desportos provenham do basquetebol (mais de 400 mil feridos graves por ano), do futebol (55 anos é a idade média de morte de um futebolista profissional) e do ciclismo.

Na Austrália, os desportos motorizados, a equitação e os barcos a motor são os desportos mais perigosos, segundo Investigadores da universidade australiana de Monash. E as companhias de seguros penalizam mais quem anda de avião, escala montanhas, pratica asa delta, paraquedismo, mergulho ou participa em desportos motorizados.

Como ser activo, mas com segurança

  • Vá devagar e não salte para um nível superior à sua experiência ou às suas capacidades. Avance gradualmente para actividades mais aventurosas.
  • Procure sempre os conselhos de especialistas e treine com eles.
  • Use o vestuário e o equipamento adequados, sem descurar a segurança.
  • Cumpra os regulamentos.
  • Não pratique desporto se estiver lesionado.

Adicionar Comentário