Como praticar orientação

Munidos de um mapa e de uma bússola, os concorrentes têm de encontrar o caminho entre postos de controle isolados e situados em terrenos acidentados e desconhecidos. A passagem pelos postos de controle deverá ser feita por uma ordem predeterminada, e o vencedor será o participante que cobrir o percurso em menos tempo. A velocidade e a resistência são sem dúvida importantes, mas o verdadeiro teste dirige-se à capacidade de planear a maneira mais rápida de ultrapassar os obstáculos naturais, tais como morros, bosques, pântanos e lagos. Se quiser organizar uma prova de orientação, escolha uma área que seja desconhecida dos participantes, como uma charneca ou um baldio arborizado e sem ser plano que tenha acesso fácil. Certifique-se de que tem características naturais ou construções suficientes para servirem de pontos de referência, limites bem definidos e que não apresenta riscos. No ponto de partida, dê a cada participante um mapa de todo o percurso, uma folha com a descrição e um cartão de controle. Os postos de controle estão assinalados num mapa grande, e os concorrentes copiam-nos para os seus mapas. Para principiantes, o percurso deve ter uma extensão de cerca de 3 km e seis postos de controle.Depois de estudarem o percurso, os concorrentes partem um de cada vez, com intervalos de um ou dois minutos, dirigindo-se para o primeiro posto de controle. Poderão ser confrontados com dois ou mais caminhos possíveis e terão de decidir qual o que podem percorrer mais rapidamente. Por exemplo, pode ser mais rápido avançar sobre um morro íngreme do que tomar um caminho mais comprido, mas provavelmente mais fácil, que o contorne. O ideal será os caminhos variarem entre curtos mas difíceis e compridos mas fáceis. Cada posto de controle está assinalado por uma bandeira ou um sinal com um número ou um símbolo que os concorrentes copiam para o seu cartão como prova de terem passado o controle. Por vezes, existe neste um furador para picar o cartão. Arranje amigos para darem a partida, controlarem o tempo e serem juízes. No final do percurso, os concorrentes devem entregar o cartão; se o não fizerem, será organizada uma busca.


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