Como jogar Squash

Embora seja relativamente fácil de aprender e até de jogar com alguma eficiência — muito mais fácil do que o ténis, por exemplo — o squash, bem jogado, é um desporto extremamente exigente do ponto de vista físico e táctico; requer agilidade, concentração e reacções rápidas.
Um court ele squash é uma área fechada de 9,75 m de comprimento e 6,40 m de largura. A parte de baixo da parede frontal, demarcada por uma linha encarnada a 48 cm do chão, é geralmente revestida a chapa metálica. Se a bola bater no metal, é fora: se bater em qualquer das quatro paredes acima das linhas de demarcação, é também fora. listas linhas estão a 4,60 m na parede frontal e a 2.10 m na traseira: nas paredes laterais, as linhas de demarcação vão a descer para trás. unindo a da parede frontal com a da traseira. A metade posterior do chão do court é dividida a meio em duas áreas de serviço, em cada uma das quais existe um quadrado de serviço de 1,60 m de lado.
A raqueta de Squash é semelhante à do BADMINTON, mas ligeiramente mais longa, muito mais resistente e tem uma cabeça menor; o encordoamento pode ser de tripa ou sintético, e a armação, de madeira, metal ou fibras sintéticas (fibras ele carbono, kevlar, etc). A bola. verde ou preta, é de borracha macia c oca. A bola tem uma marca de cor que indica a sua velocidade, isto é, se a bola salta mais ou menos. As características são indicadas na caixa onde a bola vem embalada e podem escolher-se bolas diferentes, consoante a temperatura ambiente ou a habilidade e experiência dos jogadores. Uma peça de equipamento extremamente importante são os sapatos, dado que este desporto pode ser muito violento, com arranques e travagens constantes, o que exige um grande esforço dos pés. tanto ao nível das solas como dos músculos e tendões do tornozelo: informe-se numa loja especializada.

O jogo:
Tira-se à sorte quem começa a servir. O jogador que vai fazer o serviço tem de ter pelo menos um dos pés dentro do seu quadrado de serviço. O serviço só é válido se bater directamente na parede da frente acima da linha de serviço e ricochetear para dentro da área de serviço do adversário. O joga¬dor tem direito a segunda tentativa se o primeiro serviço for em falta. O outro jogador pode responder directamente (vólei) ou depois de a bola bater nas paredes lateral, traseira e/ou no chão.
Tanto a pancada de direita como a de esquerda são dadas com um movimento do pulso, além do braço.
Durante o jogo. depois de um jogador ter batido a bola. esta tem de bater na parede frontal (dentro da área válida), seja directamente, seja depois de bater numa das outras paredes (mas não no chão). Depois de bater na parede frontal, o outro jogador pode responder directamente ou após a bola bater ainda em qualquer das outras paredes e/ou no chão: a bola só pode bater no chão uma vez.

Pontuação:
Só marca pontos quem está a servir, se este jogador perder uma jogada, o serviço muda, mas a pontuação não se altera. Só depois de começar a servir é que o outro jogador pode começar a pontuar. O primeiro jogador a ganhar 9 pontos é o vencedor, mas a vitória tem de ser por uma diferença de 2 pontos, pelo menos. Se o jogo estiver em 8-8 , a vitória será do jogador que fizer 10-8 ou 11-9, etc.: geralmente, uma partida joga-se à melhor de cinco jogos. Se um jogador inadvertidamente obstruir o adversário ou lhe tapar a bola, este pode pedir let, sendo a bola repetida.


One Response

  1. pedro martins 2 de Junho de 2012

Adicionar Comentário