Como usar uma Panela de pressão

A panela de pressão é uma panela com fecho hermético, que permite cozinhar rapidamente os alimentos (sob pressão). Pode utilizar o cesto que a acompanha para cozinhar a vapor. Desta forma, os alimentos perdem menos vitaminas enquanto são cozinhados. Sob o efeito da pressão, a água ferve acima do ponto de ebulição (pode chegar a 120° C), diminuindo o tempo de cozedura.

Parte do vapor sai através de uma válvula de segurança localizada na tampa. Na própria válvula, ou ao lado, está um segundo dispositivo de segurança que abre se a pressão for excessiva.

Existem vários tipos de fecho para assegurar a hermeticidade de uma panela de pressão (sistema progressivo, por pressão interior e em baioneta). Mas a hermeticidade depende, também, da eficácia da junta de borracha e do sistema de segurança.

Com o tempo, a borracha endurece e a hermeticidade diminui. Por isso, a panela não produz pressão suficiente ou perde tanta água que os alimentos se queimam.
Quando começarem a aparecer vapor ou gotas de água no rebordo da panela, é porque está na altura de substituir a junta de borracha. No entanto, convém verificar primeiro se a tampa ficou bem apertada.

As perdas de vapor também podem dever-se à presença de resíduos de alimentos entre a junta e a tampa, ou entre a tampa e o rebordo da panela. Para garantir que isto não acontece, retire regularmente a junta para a limpar.

Regras de segurança ao usar a panela de pressão

  • Não encha a panela de pressão a mais de dois terços (ou ainda menos, se os alimentos tiverem tendência para produzir espuma).
  • Antes de abrir a panela de pressão, é necessário deixar sair a pressão. Pode acelerar o processo pondo-a debaixo da torneira de água fria e deixando correr.

Problemas com a panela de pressão, causas e respectiva solução.

Não há pressão
– ausência ou excesso de água
– temperatura insuficiente, junta de borracha suja
– junta endurecida (causando perdas de pressão), substituir a junta
– calor mal distribuído (se for um fogão eléctrico): o fundo da panela está deformado – abrir a panela e encher/tirar água


Adicionar Comentário