Como fazer Queijo

O queijo é provavelmente um dos alimentos que ou se ama ou se detesta. Existem vários tipos de queijos, com diferentes formas, sabores e cheiros e por norma, os com formas mais estranhas, aspecto menos normal e com o cheiro pior, são os que sabem melhor.

Caso não saiba o que é queijo, na sua essência, aqui fica uma breve explicação: Queijo é um alimento feito a partir de leite, que poderá vir de vaca, cabra, ovelhas, etc e ganha forma a partir da coagulação do mesmo,. Esta coagulação em conjunto com o trabalho de algumas bactérias e bolores, formam  queijo desejado, onde poderá levar alguns teores de gordura para o tornar mais saboroso assim como ervas aromatizantes. O queijo é usado como acompanhamento com vários outros alimentos mas também pode ser comido sozinho. Por norma, qualquer um que seja o queijo, derrete com calor. O queijo devido a sua matéria-prima principal, o leite, é um bom alimento e rico em teor de gordura, proteína, cálcio e fósforo.

Vamos ensinar a fazer queijo caseiro, para uma porção indicada, ao qual caso queira fazer um maior, o dobro por exemplo, terá de manter a proporção dos ingredientes e duplicar as doses.

Como fazer Queijo

1. Despeje o leite numa panela, mas tenha em atenção, o material de construção da panela terá de ser aço ou esmalte. Leve a panela ao forno e aqueça com uma temperatura a rondar os 30 graus.

2. Para obter uma mistura homogénea terá de juntar manteiga e coalho ao leite de forma a ficar com uma mistura de aspecto rugoso. Mexa bem durante algum tempo e depois feche a pena.

3. Após estar algum tempo fechado, retire a tampa da panela e deixe a mistura a temperatura ambiente durante 8 a 10 horas. Nesta altura da sua receita para fazer Queijo, a sua mistura já terá um aspecto idêntico a um queijo de massa espessa.

4. Agarre em outra panela, de tamanho idêntico, e passe um pano branco por cima da parte aberta, de forma a tapar a panela e prenda as abas. Despeje a mistura em cima do pano e deixe escorrer durante algumas horas, quando mais liquido perder a sua mistura, melhor sabor terá o seu queijo de receita caseira.

5. Para o tornar único e de sabor mais agradável,  poderá misturar uma pitada de sal, ervas aromáticas ou outros ingredientes a sua escolha, esta ultima fase fará o toque de mestre da sua receita de como fazer queijo.

Dicas importante de como fazer queijo

Com esta receita caseira de como fazer queijo conseguirá fazer o mais normal de todos os queijos. Mas a produção de queijos em casa não fica por ai, onde poderá variar nas especiarias usadas e métodos. Iremos deixar mais algumas dicas de como fazer queijo em casa:

 Um dos queijos mais usados e apreciados pelo mundo fora é o queijo parmesão. Além de refeição ou acompanhamento, o queijo parmesão é também usado para complementar de muitas outras receitas, derivado ao seu sabor suave a consistência única.

Esta é uma das formas de fazer queijo mas existem diversos queijos espalhados pelo mundo fora, o qual poderá também ir inventando e desenvolver os seus próprios queijos ao seu gosto


Adicionar Comentário