Quando temperar com alho

Para que a comida fique realmente com o sabor deste tempero, utilize cabeças de alho, pois o sal de alho, o alho em pó e a pasta de alho que se vendem nos super-mercados nunca dão um gosto tão intenso aos alimentos.

A cabeça é constituída por pequenos segmentos curvos, os chamados dentes; geralmente, as receitas mandam pôr um ou dois dentes, mas nos pratos chineses, por exemplo, às vezes são precisos mais. Separe o dente da cabeça e descasque-o.

O alho pode conferir um sabor mais ou menos forte ao prato, consoante a maneira como é preparado. O alho cru dá mais sabor do que o alho cozinhado — e o sabor é tanto mais atenuado quanto mais tempo o alho for cozinhado. O alho picado ou esmagado tem um gosto mais intenso do que o alho inteiro.

Se quiser dar um sabor mais delicado, esfregue o recipiente onde vai preparar os alimentos com um dente de alho descascado ou salteie um dente de alho em azeite até ficar louro e tire-o antes de juntar os outros ingredientes. Não deixe queimar o alho, pois a comida tomará um gosto amargo e desagradável.

As lojas de utilidades vendem utensílios especiais para espremer o alho; recolha o suco e misture com sal para preparar sal de alho caseiro.


Adicionar Comentário