Espetadas, como cozinhar com espetos

De fácil preparação, podem ser fritas ou cozinhadas num grelhador ou em lume de carvão, constituindo, neste caso, uma excelente ideia para uma refeição ao ar livre.

Fazem-se as espetadas intercalando carne de vaca, de porco, de borrego ou de peru. peixe ou marisco com vegetais e frutas. Combine os ingredientes de acordo com o seu gosto e imaginação pessoal. Corte a carne ou o peixe em cubos de 2,5 cm de lado e ponha-os a marinar durante pelo menos 1 hora, Depois, enfie-os nos espetos, alternando com cebolinhas, cogumelos, quadradinhos de pimento, pedacinhos de fruta ou gomos de tomate. Utilize de preferência espetos achatados para que os alimentos não deslizem. Grelhe as espetadas durante 15 a 20 minutos, voltando-as uma vez e pincelando com o molho da marinada.

Espetadas Teriyaki Ingredientes

1 kg de alcatra com cerca de 2,5 cm de espessura, 1 ananás pequeno cortado em cubos de 2.5 cm ou 1 lata de ananás em pedaços

Para a marinada:

50 g de açúcar amarelo, 4 colheres de sopa de molho de soja, 2 colheres de sopa de sumo de limão, 1 colher de sopa de óleo, 1 pitada de gengibre em pó,1 dente de alho esmagado.

1. Retire a gordura e corte a carne em cubos de 2,5 cm.

2. Prepare a marinada. Misture o açúcar com o molho de soja, o sumo de limão, o óleo, o gengibre e o alho. Junte a carne, envolva bem, tape e leve ao frigorífico durante pelo menos 3 horas, mexendo frequentemente.

3. Pouco antes de servir, escorra os cubos de carne e enfie-os nos espetos, alternando com pedaços de ananás. (Para
a carne manter o aspecto rijo, não prepare as espetadas com muita antecedência.)

4. Leve as espetadas ao grelhador durante cerca de 15 minutos, pincelando de vez em quando com a marinada e virando-as uma vez.

Marinar a carne

Misture a carne com a marinada e leve ao frigorífico durante 3  horas.

Fazer as espetadas

Imediatamente antes de grelhar, enfie nos espetos a carne e o ananás.


Adicionar Comentário