Esparguete, cozinhar esparguete à bolonhesa

Cozinhe o esparguete como as outras massas italianas. O esparguete fresco precisa de 3-4 minutos de cozedura, e o seco, de 8-10 minutos, consoante a espessura. A cozedura está terminada quando, na prova, a massa oferece firmeza aos dentes, mas sem o núcleo interior estar duro — diz-se então que a cozedura está ai dente (ao dente).

Depois de cozido, escorra o esparguete imediatamente e coloque-o numa travessa aquecida. Poderá juntar-lhe manteiga ou ervas aromáticas picadas, envolvê-lo ou simplesmente regá-lo com um molho; em qualquer dos casos, sirva o esparguete muito quente e, à parte, queijo Parmesão finamente ralado para polvilhar.

Um prato muito apreciado é o esparguete à bolonhesa. Frite 75 g de toucinho picado num pouco de manteiga. Junte uma cebola, uma cenoura e um talo de aipo, tudo picado. Deixe alourar. Misture 250 g de carne de vaca magra picada e cozinhe sobre lume forte até a carne mudar a cor de vermelho para castanho-claro.

Algumas receitas incluem 125 g de fígados de galinha cortados, mas muitas não referem este ingrediente. Junte 3 colheres de chá de concentrado de tomate, 1,5 dl de vinho branco e 3 dl de caldo de carne. Junte uma pitada de noz-moscada ou de orégãos, tape e deixe ferver em lume brando cerca de 30-40 minutos. Rectifique os temperos e sirva.

Esparguete_bolonhesa


Adicionar Comentário